Prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt também participou de reunião com chefes de todos os poderes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (18) que a internet tem sido um ambiente onde a pregação da violência tem predominado. Em um encontro no Palácio do Planalto com chefes dos poderes Judiciário e Legislativo, ministros de Estado, governadores, entidades representativas de prefeitos e parlamentares, Lula discutiu políticas de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, participaram do encontro. “Nós temos que ser mais analógicos com nossas famílias. Não dá para entregar o celular para o filho, ou neto, para ele se aquietar”, disse Jorginho.
Durante a reunião, o governo federal anunciou um programa de fomento para a implementação de ações integradas de proteção ao ambiente escolar. As medidas somam R$ 3,115 bilhões para infraestrutura, equipamentos, formação e, principalmente, apoio e implantação de núcleos psicossociais nas escolas.
Para o presidente, as plataformas digitais devem ser responsabilizadas pelo conteúdo que ajudam a disseminar. Ele afirmou que as famílias e a sociedade como um todo devem assumir a responsabilidade pelo processo educacional das crianças e adolescentes. Lula argumentou que sem a participação dos pais, não é possível recuperar um processo educacional correto nas escolas.
O presidente enfatizou que elevar muros e instalar detectores de metais não é a solução para combater a violência nas escolas. Para ele, as escolas não devem ser transformadas em prisões de segurança máxima, pois isso não é politicamente correto, humanamente e socialmente correto. Lula argumentou que revistar crianças nas escolas seria patético para os pais, prefeitos, governadores, presidentes e instituições do país.
O ministro da Educação, Camilo Santana, também propôs que estados e municípios criem comitês de discussão com as comunidades locais sobre a proteção ao ambiente escolar. Segundo o ministro, o momento é de unir a todos, independentemente de questões políticas, partidárias ou ideológicas, para proteger a vida das crianças e jovens no país.
A ideia do encontro é criar estratégias de promoção da paz nas instituições educacionais e de combate aos discursos de ódio e ao extremismo. Para Lula, há uma mudança de padrão de comportamento na sociedade e não é possível permitir que o ódio prevaleça. Ele destacou que o Plano Nacional de Educação (PNE) prevê que a comunidade tem que assumir responsabilidade pelo que acontece nas escolas.
Fonte: SC Todo Dia