A cidade de Meleiro celebrou, nesta terça-feira (22), um marco emocionante na área da saúde e inclusão social: a realização das primeiras cirurgias do projeto “Novo Jeito de Me Ver”, uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como objetivo oferecer dignidade, autoestima e acolhimento a crianças, adolescentes e jovens de 7 a 18 anos.
As primeiras nove cirurgias de otoplastia (correção de orelhas proeminentes, conhecidas como “orelhas de abano”) foram realizadas no centro cirúrgico do Hospital São Judas Tadeu, com a atuação do médico otorrinolaringologista Dr. Enzo de March e o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, famílias e profissionais voluntários.
De acordo com a diretora do hospital, Suzana Peruchi, a parceria entre o hospital, a Secretaria de Saúde e o médico voluntário prevê a realização de 15 cirurgias. “Com esse projeto, queremos dar a eles não só uma nova imagem no espelho, mas um novo olhar sobre si mesmos e sobre o futuro que podem construir com mais segurança e amor-próprio. O ‘Novo Jeito de Me Ver’ é, acima de tudo, um gesto de cuidado, acolhimento e esperança”, ressaltou.
A secretária de Saúde de Meleiro, Hanna Arns Raupp, destacou que o projeto vai além das otoplastias. A iniciativa prevê, para o futuro, a realização de outras cirurgias corretivas simples, como frenotomias (indicação para casos de freio lingual curto), entre outros procedimentos identificados pela equipe médica. Tudo isso de forma totalmente gratuita, tanto no aspecto hospitalar quanto profissional e estrutural.
“Com essa iniciativa, Meleiro se torna referência em olhar social e respeito à infância e juventude, promovendo um novo jeito de se ver… e de ser visto”, completou Hanna.
Emocionado, o médico responsável pelos procedimentos, Dr. Enzo de March, compartilhou sua experiência nas redes sociais do hospital. “Foi um dia muito bacana. Operamos nove crianças e, com certeza, elas sairão com a autoestima revigorada. Agradeço demais todas as mensagens de carinho que recebemos. Isso conta muito para mim e para todos os envolvidos. Tenho a certeza de que esses dias ficarão marcados para essas crianças e para minha carreira”, afirmou.
O projeto segue como um exemplo inspirador de como ações simples, quando movidas por empatia e colaboração, podem mudar vidas e construir uma sociedade mais justa e humana.