Ao passar pelo Sul de Santa Catarina, é impossível não se deslumbrar com o visual da Igreja Santo Antônio de Pádua de Sombrio. Por mais de 80 anos a igreja vem recebendo muito zelo por parte de toda comunidade católica, formada por pessoas como seu Aguinaldo Krause, de 83 anos.
Natural de Guarapuava no Paraná, Aguinaldo morava há 27 anos em Sombrio, era aposentado como chefe de mecânica, encontrando tempo para se dedicar diariamente aos cuidados da matriz. “Não consigo explicar com palavras o que sinto por essa igreja. Quando cheguei em Sombrio, todos os dias ao ir de casa para o trabalho eu aguardava o padre abrir as portas para assim fazer minha oração e ir trabalhar “, confessou Agnaldo, antes de falecer, para a comunicadora Edna Rock. Edna contou que ele se emocionava ao lembrar das conversas com o então pároco Domingos Dorigom, com quem cultivou grande amizade.
Ao ser transferido para outra paróquia, o padre Dorigom deixou recomendações de seu Aguinaldo ao seu sucessor Ludgero Buss. Sem titubear, padre Ludgero logo estendeu o convite a seu Aguinaldo para ajudar em uma pastoral.
Por muitos anos foi assim, conforme registrado pela comunicadora Edna Rocke, da Rádio 93.3 FM de Sombrio, no ano de 2017. Até a última semana, quando seu Aguinaldo faleceu, aos 83 anos.
A morte do idoso na última quarta-feira mereceu centenas de manifestações de carinho nas redes sociais. A igreja continua linda, mas um pouco mais triste sem o seu guardião.










