Devido às obras para implantação da nova camada asfáltica e construção do deque de contemplação no Açude Belinzoni, o Samae de Araranguá teve que providenciar a transposição de parte da grade e mureta e também do reservatório de hipoclorito de sódio, cuja capacidade totaliza 6 mil litros. A ideia é ocupar os espaços de maneira racional e, ao mesmo tempo, contribuir para reforçar a segurança das estruturas de contenção, que há anos são impactadas pelo excessivo tráfego de veículos pesados nas suas margens.
Utilizado em uma das etapas de tratamento da água denominada desinfecção, o cloro (hipoclorito de sódio) tem a propriedade de eliminar as bactérias que passaram pelos filtros após coagulação, decantação e filtração. Estas bactérias são pequeninos seres vivos que podem causar graves doenças,mas são mortas pela ação do cloro.
Complementando o tratamento da água, é adicionado sal de flúor, para prevenir a cárie dental infantil e cal hidratada, cuja função é corrigir a acidez da água.
Atualmente, o Samae administra cinco Estações de Tratamento de Água. A ETA III – Belinzoni tem capacidade para tratar 166,66 l/s de água, atendendo aproximadamente 35% da demanda local.