Jacinto Machado
A Cejama, Cooperativa de Eletricidade Jacinto Machado, mantém para o próximo dia 6 as suas assembleias ordinária e extraordinária, que deveriam estar acontecendo nesta terça-feira, dia 30. De acordo com o comunicado divulgado pela direção da Cejama, o adiamento foi motivado pelos decretos do governo do estado proibindo aglomerações de qualquer natureza. O último decreto estadual tem validade de 20 de março a 5 de abril.
Durante as assembleias serão escolhidos novos membros do Conselho Fiscal da cooperativa, e em princípio duas chapas se inscreveram. Porém, a chapa 2, de oposição foi indeferida porque estaria em desacordo com exigências burocráticas do estatuto. Os membros desta chapa se reúnem na noite de hoje no escritório de um advogado para discutir a questão. Eles já entregaram um requerimento à presidência da Cejama, solicitando a manutenção do registro da chapa.
Um dos integrantes da oposição, Marcos Colares, defende também o cancelamento das assembleias devido à pandemia. “A Cejama possui 5.200 associados e vão fazer assembleia presencial, com 2 horas, para que aconteça a votação secreta. Queremos a suspensão por enquanto”.
Os próximos passos do grupo serão definidos na discussão desta terça-feira com assessoria jurídica.