Inicia-se nesta terça-feira (1º) a campanha Outubro Rosa, movimento internacional voltado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Ao longo de todo o mês, instituições de saúde, entidades sociais e órgãos públicos promovem palestras, caminhadas, exames gratuitos e ações educativas para alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher.
O câncer de mama é o tipo que mais atinge mulheres no Brasil e no mundo, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, mais de 73 mil novos casos foram estimados no país. Apesar dos números, quando diagnosticado precocemente, o índice de cura chega a 95%.
Entre as principais formas de prevenção estão a prática de atividade física regular, a adoção de alimentação saudável, o controle do peso corporal, além da redução do consumo de álcool e a não utilização do tabaco. O autoexame das mamas, aliado à realização periódica de mamografias para mulheres acima de 40 anos, é fundamental para a detecção precoce da doença.
O laço cor-de-rosa, símbolo da campanha, deve estar presente em prédios públicos, ruas iluminadas e até mesmo no uniforme de profissionais de saúde, como forma de lembrar que o combate ao câncer de mama é uma causa coletiva. Em muitas cidades, ações também abrangem a prevenção do câncer de colo de útero, ampliando o alcance da mobilização.
Mais do que vestir rosa, o mês é um convite para que cada mulher cuide de si mesma e incentive outras mulheres a buscarem informações e exames preventivos.