A GOL Linhas Aéreas anunciou um incremento de voos para o aeroporto de Florianópolis (FLN) na alta temporada, período entre dezembro de 2025 a fevereiro de 2026. O número de pousos e decolagens aumentou de 3.240 para 3.698, resultando em um aumento de 458 voos, o que representa um crescimento de 14%. Da mesma forma, o número de assentos subiu de 594 mil para 681 mil, um aumento de aproximadamente 86 mil assentos (15%).
As rotas que ganharam maior oferta são as que ligam a capital de Santa Catarina a Brasília, Rio de Janeiro/RIOGaleão, São Paulo/Guarulhos e Buenos Aires/Aeroparque, além das novas operações anunciadas para as cidades de Córdoba e Rosário, ambas também na Argentina, com um incremento de 554 voos no total na comparação com o mesmo período do ano passado.
Mais de 16 mil voos e 3 milhões de assentos foram planejados para o Sul do Brasil – aumento de 17%, na comparação com o ano anterior. Como destaques, o novo destino da GOL em Santa Catarina, Lages/Serra Catarinense (EEA), as novas rotas Chapecó (XAP)-Florianópolis (FLN). Grandes receptores e emissores de passageiros, incluídos o aeroporto de Navegantes (NVT) e Florianópolis terão mais frequências e horários para as capitais fluminense e paulista.
Ao todo, só no mercado doméstico, serão 60 mil voos e 11 milhões de assentos distribuídos de Norte a Sul – todas as regiões brasileiras terão incremento de operações. Frente ao verão 2024/2025, a expansão é de 13%. A Companhia atingirá, na próxima estação, a maior capacidade de sua história, chegando a 14 bilhões de assentos-quilômetro (ASK), indicador de tamanho na indústria aérea.
Totalmente premiado
Em um reconhecimento nacional à sua liderança em governança ambiental, o deputado Mário Motta (PSD) receberá, no próximo dia 21 de outubro, em São Paulo, o Prêmio ESG Summit Brazil na categoria Governança. O case vencedor, inscrito pelo gabinete do parlamentar, é o Plano Mendoza, uma iniciativa estratégica para ampliar a arborização urbana em municípios catarinenses e desenvolver rotas verdes que integram natureza e cidade.
Inspirado na cidade de Mendoza, na Argentina, conhecida como a ‘Cidade das Árvores’, o plano já começou a transformar o município de Guatambu, no Oeste de Santa Catarina, o primeiro a abraçar o plano. O ESG Summit Brazil, um dos principais eventos do país dedicados a práticas ambientais, sociais e de governança, destacou o Plano Mendoza por sua abordagem integrada e impacto potencial em todo o estado.
Novos Procuradores
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) recebeu novos procuradores na manhã da última segunda-feira, 13. Foram empossados mais 12 aprovados no 10º concurso público para a carreira. A posse é a segunda ocorrida em 2025, em janeiro, os dez primeiros colocados no mesmo concurso começaram a atuar na PGE/SC. O novo reforço eleva para 129 o número de procuradores do Estado na ativa. Nos últimos dois anos, 11 procuradores do Estado deixaram o serviço ativo na Procuradoria em razão de aposentadorias, da assunção de outros cargos públicos e até de um falecimento. O procurador do Estado Rogério De Luca faleceu em julho de 2024 em pleno exercício da função.
Ampesc e Universidade Gratuita
A Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC) acompanhou, na última semana, na Casa da Agronômica, em Florianópolis, a sanção das leis que aperfeiçoam os Programas FUMDESC e Universidade Gratuita.
A AMPESC, representada por reitores e dirigentes de todo o Estado, reafirmou seu compromisso em acompanhar a implementação dos ajustes e contribuir para que os programas continuem promovendo inclusão, permanência e formação qualificada no ensino superior catarinense..
De acordo com a Secretaria de Educação, entre os principais avanços no FUMDESC estão o fortalecimento da Comissão Estadual de Fiscalização; a definição de critérios mais objetivos para seleção dos beneficiados, com limite de patrimônio familiar em até R$ 1,5 milhão e renda per capita inferior a quatro salários mínimos para todos os cursos. A nova lei atualiza o cálculo do Índice de Carência (IC). Além disso, agora, primeiro ocorre a seleção dos estudantes ao programa e só depois a matrícula, garantindo que o benefício seja garantido antes do ingresso na instituição. Também foram ampliadas as penalidades para casos de fraude, assegurando o uso responsável dos recursos públicos.
Converte II
A Celesc segue acelerando seus investimentos em inovação e sustentabilidade. Um dos projetos que mais simbolizam essa nova fase da companhia é o Converte II, desenvolvido em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O Converte II avança em uma das agendas mais promissoras do setor elétrico: a mobilidade elétrica. Com um investimento total de R$ 12 milhões somando as fases I e II, a iniciativa dá continuidade a um projeto pioneiro que colocou Santa Catarina no mapa da inovação energética brasileira.
O projeto anterior, ConVerTE, deu origem ao primeiro carro híbrido nacional, além de versões elétricas da Fiorino e da Strada, veículos utilizados em testes e ações educativas em parceria com instituições como ALESC, TJ-SC e FIESC/SENAI.
Os resultados comprovaram que a conversão de veículos a combustão para elétricos é tecnicamente viável e economicamente vantajosa, com redução de até cinco vezes no custo por quilômetro rodado e corte de cerca de uma tonelada de CO₂ a cada 15 mil km percorridos.
Pontes
O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) determinou prazo de 60 dias para que a Secretaria de Estado de Infraestrutura apresente um plano de ação para a manutenção e conservação das pontes Colombo Machado Salles e Pedro Ivo Campos, ligações da área continental de Florianópolis com a Ilha de Santa Catarina. O Plano de Ação Continuado das pontes deve conter os seguintes itens: histórico de manutenção, inspeções e intervenções recentes; cronograma das inspeções programadas (rotineiras e especiais); plano de intervenção (detalhando o tipo de serviço a executar) com o respectivo cronograma;
definição dos responsáveis pelas ações. A decisão também determina que sejam apresentadas todas as inspeções anuais de rotina realizadas nas pontes Colombo Machado Salles e Pedro Ivo Campos sejam apresentadas por meio de relatórios técnicos detalhados.