A 19ª edição da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Ministério da Cultura, trouxe uma programação especial a Morro Grande, em setembro de 2025, com foco no tema “Museus e Mudanças Climáticas”. O evento, realizado pelo Centro Cultural Pedro Dal Toé em parceria com o Museu da Terra e da Cultura de Morro Grande, a Prefeitura Municipal e o Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, reuniu alunos, professores e turistas em atividades gratuitas voltadas à educação e valorização do patrimônio cultural.
Na segunda-feira (22), duas turmas do ensino fundamental da EEB Ana Machado Dal Toé participaram de oficinas de arqueologia no Museu da Terra e da Cultura, com pesquisadores da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). As atividades abordaram escavações arqueológicas e pintura rupestre, conduzidas por docentes e pesquisadores do curso de História, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz – LAPIS, coordenados pelo professor Dr. Juliano Bitencourt Campos.
Na quinta-feira (25), alunos da EMEF Prefeito Dário Crepaldi receberam geólogos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM/SGB), Ma. Andrea Sander e Dr. Bruno Horn, de Porto Alegre, para oficinas de pintura de fósseis de animais pré-históricos. Entre as atividades, os estudantes pintaram réplicas em gesso de dentes e garras de dinossauros, unhas e fragmentos de carapaças de animais da megafauna extinta.
No mesmo dia, no período noturno, professores e convidados participaram da formação “A paleontologia, os fósseis e o tempo geológico”, ministrada pelo SGB/CPRM no auditório da EMEF Prefeito Dário Crepaldi. Durante a formação, os docentes receberam kits pedagógicos e tiveram a oportunidade de explorar a paleontologia como tema interdisciplinar, integrando ciências, história, geografia e artes.
O curador do Centro Cultural Pedro Dal Toé, Me. Mikael Miziescki, destacou a importância das ações: “É fantástico termos gratuitamente essas iniciativas em nosso museu. O brilho nos olhos dos participantes confirma que são transformadoras”. Gislael Floriano, diretor executivo do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, reforçou o valor das parcerias: “A vinda dos geólogos e pesquisadores da UNESC enriquece a história do nosso povo, compartilhando conhecimento além da sala de aula”.
Segundo Leandro Correa, diretor municipal de Esporte e Cultura, “as ações da Primavera dos Museus fortalecem a identidade cultural local, valorizam a ciência e a educação. Ao todo, mais de 500 participantes participaram das atividades, vindos não apenas de Morro Grande, mas de todo o extremo sul catarinense”.
Na sexta-feira (26), alunos do ensino fundamental e médio da EEB Ana Machado Dal Toé participaram de oficinas com o SGB, enquanto grupos de turistas de Criciúma e Araranguá realizaram saídas de campo ao Geossítio Paleotocas das Três Barras, encerrando a programação da Primavera dos Museus em Morro Grande.