O aumento ocorre após parcerias e ações promovidas por pequenos agricultores e fomentadas pelo poder público
A produção de alimentos orgânicos tem se popularizado ao redor do mundo, em razão da crescente demanda por alimentos saudáveis e ecologicamente sustentáveis. Em Tubarão, o cultivo orgânico de alimentos ainda é pequeno, comparando com a agricultura tradicional. No entanto, houve crescimento nos últimos anos, principalmente com incentivo da prefeitura.
De acordo com o gerente de Agricultura, Daniel Bittencourt, o setor agropecuário de Tubarão representa em torno de 4% do movimento econômico do município. É pequeno perto do montante, mas é maior do que muitas outras cidades da Amurel. Nesse contexto, temos a rizicultura como principal atividade do movimento econômico e, em segundo lugar, a bovinocultura de corte, com cerca de 30 mil cabeças de gado e com uma importância bastante grande. Depois, vem as demais culturas que ainda possuem uma representatividade muito aquém das demais.
Algumas ações e parcerias são realizadas para promover a agricultura familiar e orgânica em Tubarão. Conforme o gerente, embora não seja a principal atividade primária na cidade, não significa que ela não seja importante.
“O município tem parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e, desde 2018, existe uma cooperativa de agricultores familiares de Tubarão e região que foram beneficiadas com um caminhão para transporte dos alimentos e também um box no Ceasa fornecidos pela prefeitura, para facilitar a logística e comercialização dos produtos. Na merenda escolar, o município também tem uma atuação muito grande nesse sentido de colaborar com o setor”, relata Bittencourt.
Ainda segundo o gestor, os produtores orgânicos recebem uma certificação de qualidade e podem comercializar apenas para a cidade e em feiras livres.
SC Todo Dia