A Cooperja, por meio do Programa Cooperja do Amanhã Escolas, realizou em parceria com o Sescoop/SC, através do Programa JCC Games, uma série de palestras e workshops voltados a estudantes das escolas parceiras da cooperativa. Entre os meses de agosto e setembro, foram promovidos 21 encontros, atendendo um total de 458 alunos.
O objetivo da iniciativa foi estimular reflexões sobre sustentabilidade e educação financeira, conectando os conteúdos ao cotidiano dos jovens. A proposta busca formar cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios da vida adulta.
Os encontros contaram com a participação de profissionais da ECOA e da Impactum Gestão e Treinamento, que utilizaram dinâmicas, jogos e rodas de conversa para tornar o aprendizado mais envolvente e prático.
A experiência foi bem recebida pelos estudantes. Para Paulini Santos da Silva, aluna da
EMEB Ana Regis Arantes de Santa Rosa do Sul/SC a atividade trouxe ensinamentos valiosos: “Foi muito bom todos os encontros que tivemos com a Cooperja até agora, sempre nos ensinando como cuidar e ajudar o meio ambiente e mostrando que cada lixo que retiramos da natureza faz a diferença. O jogo sobre educação financeira foi muito bom, nos ensinando ainda mais de como cuidar de nosso dinheiro e sermos pessoas melhores.”
Já Milena S. Emerich, estudante da EMEB Albino Zanatta de Jacinto Machado/SC, destacou a forma leve e envolvente das palestras: “Foi mais como uma roda de conversa informativa. Conseguiram explicar o assunto de um modo interessante e cativante, com uma linguagem simples e que traz consigo uma vasta experiência.”
A estudante Emelly Kavane, da EEF Albino Bernardino de Melo de Balneário Gaivota/SC, também ressaltou o aprendizado prático sobre finanças pessoais: “Gostei muito pois explicaram coisas que eu não sabia sobre cartão de crédito e o jogo me fez entender que saber lidar com as contas é tão importante quanto lidar apenas com o que a gente quer.”
São iniciativas como esta, que a Cooperja reafirma seu compromisso em investir na educação e no desenvolvimento das novas gerações, contribuindo para a formação de comunidades mais sustentáveis e conscientes.