A Rede Catarina da Polícia Militar de Santa Catarina participou da IV Semana Acadêmica de Fisioterapia e Saúde (SAFS) da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá – Unidade Jardim das Avenidas –, com uma palestra dedicada ao enfrentamento da violência contra a mulher.
O evento, promovido pelo Centro Acadêmico Livre de Fisioterapia (CALFISIO) em parceria com estudantes do curso, reuniu acadêmicos, docentes e especialistas para debater temas relevantes à formação em saúde.
A Rede Catarina, programa institucional da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), tem como missão prevenir violência doméstica e familiar contra mulheres, por meio de ações de proteção, policiamento especializado (como a Patrulha Maria da Penha) e mecanismos de atendimento emergencial.
Durante a sua fala na SAFS, as policiais Cabo Caroline e Cabo Rafaela, que atuam na Rede Catarina do 19ºBatalhao de Polícia Militar, reforçaram a importância de três grandes vetores para o enfrentamento da violência de gênero:
Prevenção – com foco em conscientização, educação de futuros profissionais de saúde sobre os sinais da violência, mecanismos de atuação intersetorial (saúde, segurança, assistência social) e a necessidade de reconhecimento precoce das diferentes formas de agressão (física, psicológica, patrimonial, sexual).
Acolhimento – destacando a relevância de espaços seguros para as vítimas, atendimento humanizado, orientação jurídica e psicológica e apoio institucional, para que as mulheres sentissem que têm respaldo tanto público quanto comunitário.
Enfrentamento legal e institucional – esclarecendo sobre as leis vigentes (como a Lei Maria da Penha), os procedimentos de denúncia, medidas protetivas de urgência e atuação de redes de proteção.
A Rede Catarina foi apresentada como um exemplo de estrutura que articula essas demandas, inclusive com uso de tecnologias e patrulhamento especializado.
A palestra despertou interesse entre os estudantes de fisioterapia, área que, embora não esteja diretamente ligada à segurança pública, exerce papel importante no atendimento de vítimas, reabilitação física e mental, e na identificação de casos de violência que muitas vezes chegam ao sistema de saúde de forma indireta.
A presença da Rede Catarina na IV Semana Acadêmica de Fisioterapia e Saúde foi de grande importância, ao trazer visibilidade e aprofundamento para um tema que exige atenção transversal em saúde, ensino e políticas públicas. Ao envolver estudantes em debates sobre prevenção, acolhimento e enfrentamento da violência contra a mulher, eventos como esse ampliam a capacidade de atuação dos futuros profissionais, e reforçam o compromisso universitário com mudanças sociais.