Honraria concedida pela Câmara dos Deputados homenageou três pesquisadoras do país, elegendo entre estas a reitora da Unesc, com cerimônia de entrega em Brasília
Região
O destaque da reitora Luciane Bisognin Ceretta no campo científico nacional foi evidenciado nesta quarta-feira, dia 5, na entrega do Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger. A honraria concedida pela Câmara dos Deputados homenageou três pesquisadoras do país, elegendo entre estas a reitora da Unesc, com cerimônia de entrega em Brasília.
Por indicação da deputada federal criciumense Geovânia de Sá, a reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) recebeu a premiação, sendo a única representante das Universidades Comunitárias do país.
Ao lado de Luciane, receberam a premiação as cientistas Deborah Carvalho Malta e Eliete Bouskela.

Trajetória de dedicação
Ao receber a homenagem, a reitora fez questão de compartilhar o mérito da honraria com todos os pesquisadores, em especial os colegas da Unesc, Instituição na qual atua desde 1994 e, desde então, constrói sua carreira que reúne atuação em sala de aula, laboratórios, junto à comunidade, gestão e espaços de liderança estadual e nacional na defesa da educação superior das Universidades Comunitárias.
Em seu currículo Luciane conta com participação em 300 pesquisas; 151 artigos científicos; 28 livros como autora ou organizadora; 16 capítulos de livros; e 18 produtos tecnológicos que impactam a educação universitária e a saúde.
Indicação premiada
Responsável pela indicação de Luciane ao prêmio que elegeu três entre dezenas de cientistas de destaque no Brasil, a deputada Geovânia de Sá destacou o extremo respeito e a imensurável admiração a todas as mulheres que atuam na ciência, em especial ao importante papel de Luciane nas áreas da saúde e da educação não só regionalmente, mas também em âmbito nacional.
Para a história
Após a entrega da premiação, a deputada Geovânia de Sá fez questão ainda de levar a reitora Luciane Bisognin Ceretta, a equipe da Universidade e demais lideranças que estiveram em Brasília para prestigiar o ato no plenário da Câmara. Lá obteve autorização para parabenizar a premiada e registrar a honraria nos anais da Casa.