Os desdobramentos políticos em Araranguá
Cenário político-eleitoral em Araranguá começa a ganhar forma, com vistas a disputa majoritária deste ano. A candidatura à reeleição do prefeito César Antônio Cesar (MDB), com seu atual vice, Tano Costa (PSD), deverá enfrentar uma dobradinha composta pelo Progressistas e pelo PL, mas não necessariamente nesta ordem.
O nome do Progressistas para a disputa majoritária que se avizinha é o do presidente municipal do partido, e também presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Márcio Scarsanella, o Márcio Tubinho. Já o PL aposta suas fichas no nome da Diretora Regional da Saúde, Andresa Ribeiro.
Pelo empenho do governador Jorginho Mello (PL) em ter a maior quantidade possível de candidatos a prefeito por seu partido, especialmente nos grandes municípios do Estado, é muito provável que não faltarão esforços para que o Progressistas aceite indicar o candidato a vice de Andresa.
O Progressistas, por sua vez, sabendo que enfrentar o projeto de reeleição de César Cesa não é tarefa das mais fáceis, poderá de fato arrefecer seus ânimos e acabar apoiando o partido do governador na cabeça de chapa.
Há ainda o fator PT, que tem três pré-candidatos a prefeito lançados no mercado eleitoral: o vereador Jair Anastácio, o policial rodoviário Gerson Farias, e o servidor público federal Geraldo Pessoa.
Dos três, Geraldo é o que mais se destaca nas internas do partido. O PT, no entanto, também está de olho na pretensa candidatura do PL. Se ela de fato de consolidar, com o Progressistas indicando seu vice, o PT deverá avaliar seriamente a possibilidade de apoiar o projeto de reeleição de César Cesa, o que diminuiria os riscos de que os bolsonaristas viessem a comandar a Prefeitura de Araranguá.
Sempre é bom lembrar que no município, além das tradicionais candidaturas timonadas por MDB, Progressistas e PT, também surgem nomes alternativos, filiados a partidos pouco tradicionais. Por enquanto, ninguém deu ainda o ar da graça por este viés político, mas, com certeza, pretensões neste sentido surgirão.
Finais
- Vereador araranguaense Luis José de Souza, o Luiz da Farmácia, deixou ontem o PL e se filiou ao Republicanos. A mudança de partido também significa uma guinada em seus projetos eleitorais para este ano. É que o PL, seu ex-partido, deverá estar na oposição ao projeto de reeleição do prefeito César Cesa (MDB). Já o Republicanos fará parte da coligação que apoiará César. Além dele, quem também se filiou ao Republicanos foi o ex-vereador José Paulo Roldão, o ex-presidente da União das Associações de Moradores de Araranguá, Roberto Rabelo, e também o suplente de vereador Fernando Espíndula, o Fernando do Sindicado. O ato de filiação do grupo foi prestigiado pelo prefeito César Cesa e pelo deputado estadual Sérgio Motta (Rep). Outras lideranças locais também ingressaram no partido.
- Vice-prefeito de Balneário Arroio do Silva, Carlos Scarsanella (PP), diz que não pretende disputar nenhum cargo eletivo neste ano. Como está cumprindo seu segundo mandato consecutivo como vice-prefeito, Scarsanella não pode ir à reeleição. Uma alternativa seria disputar a Câmara Municipal de Vereadores, mas ele descarta esta possibilidade. De todo modo, o vice arroiosilvense diz que estará trabalhando pela reeleição do prefeito Evandro Scaini (Rep), assim como para os candidatos a vereador de sua coligação. No município, além da candidatura natural de Scaini a um segundo mandato, há também a pretensão do empresário Jairo Borges (PL) de disputar o Executivo Municipal pela oposição. O PT também não descarta a possibilidade de ter candidato próprio no município.










