União Brasil prospecta três cenários em Sombrio
O União Brasil de Sombrio, partido presidido pelo empresário Teco Silvério, está avaliando três cenários distintos diante das eleições municipais deste ano.
Em todos os três, o objetivo da legenda é participar de uma chapa majoritária, com reais chances de vitória no pleito eleitoral de Outubro.
Atualmente, o partido faz parte da base de apoio da prefeita Gislaine Dias da Cunha (MDB), mesmo que o vereador Gean Albino, que é filiado a legenda, não tenha votado em todos os projetos enviados à Câmara Municipal pelo Executivo.
Ainda assim, ele faz parte do bloco situacionista, e já chegou a presidir o legislativo com os votos da base de apoio de Gislaine.
Por conta disto, o União Brasil mantém a expectativa de poder compor como vice da prefeita, em seu projeto de reeleição.
Os nomes a disposição para uma possível dobradinha neste sentido são os de Teco, Gean, e também do ex-presidente da legenda, Rudimar Quartiero.
Um outro cenário também levado em conta pelo União Brasil diz respeito a um possível alinhamento com o Progressistas, do vereador Peri Soares, que é o pré-candidato do partido a Prefeitura de Sombrio.
O União, no entanto, só levaria as conversações com o Progressistas adiante, se o partido garantisse a abertura de espaço na chapa majoritária.
A exemplo de um possível alinhamento com o MDB, os nomes do União Brasil para compor como vice do Progressistas também são os de Teco Silvério, Gean Albino e Rudimar Quartiero.Mas nem só de MDB e Progressistas vive as pretensões do União Brasil.
A legenda não descarta a possibilidade de integrar a composição de uma terceira via política em Sombrio, se alinhando ao PSD e ao Republicanos. Estes dois últimos partidos já selaram compromisso para disputar as eleições deste ano unidos, ainda que estejam conversando especialmente com o Progressistas com vista a Outubro.
Na mesma toada, o União só entraria em um projeto como este se tivesse a garantia de que iria concorrer no mínimo com um candidato a vice-prefeito, enfatizando-se, do mesmo modo, os nomes de Teco, Gean e Rudimar para a dobradinha.
Finais
- Chances do deputado federal Ricardo Guidi (PSD) ser candidato a prefeito de Criciúma, nas eleições municipais deste ano, estão cada vez menores. O PSD catarinense já está distribuindo convites para a filiação ao partido do Secretário de Governo da prefeitura criciumense, Arleu da Silveira, em ato que acontecerá no próximo dia 6 de março. Arleu é o nome do prefeito Clésio Salvaro (PSD) para o embate municipal. Mais do que isto, ele deverá ter o advogado Guilherme Colombo (PL), esposo da deputada federal Júlia Zanatta (PL), como seu candidato a vice. No domingo à noite, depois do ato organizado por Jair Bolsonaro na Avenida Paulista, em São Paulo, Arleu, Guilherme e Júlia jantaram com o ex-presidente. Tudo parece muito bem encaminhado para que o PL indique o vice de Arleu, o que seria uma pá de cal nas pretensões de Ricardo Guidi. O deputado, no entanto, ainda deposita fé no veto de Bolsonaro ao PSD, nas eleições deste ano.
- Velha guarda do MDB Catarinense foi para cima do comando estadual do partido para garantir espaço na nova executiva, que foi eleita ontem no final da tarde, durante convenção realizada para este fim, no plenário da Assembleia Legislativa, em Florianópolis. A pressão, no entanto, não teve desdobramentos muito favoráveis para os velhos caciques do partido. Os ex-governadores Paulo Afonso Vieira e Eduardo Moreira, por exemplo, conseguiram ocupar apenas espaço como vogais da nova executiva. A ex-deputada estadual Ada de Lucca, viúva do histórico ex-deputado federal Valmor de Lucca (MDB), foi eleita para ocupar apenas o cargo de secretária adjunta do partido. Até mesmo a senadora Ivete Appel Silveira (MDB), esposa do ex-governador Luiz Henrique da Silveira (MDB), foi elencada apenas para ocupar a segunda vice-presidência estadual do MDB. Notadamente, o MDB quer se reoxigenar, com vistas a 2024 e 2026.