Deputado estadual Tiago Zilli (MDB) poderá rever sua decisão de disputar à reeleição ano que vem. A informação é extraoficial, não é confirmada pelo parlamentar, mas circula nos bastidores da política Sul catarinense com base em falas do próprio deputado, a pessoas muito próximas a ele. Como é público, Tiago Zilli sofreu um infarto em abril do ano passado, e, desde então, tem se submetido a um extenuante tratamento de recuperação. Este seria o principal motivo de sua possível desistência de tentar a reeleição.
Nos últimos meses, em várias ocasiões, Tiago reafirmou sua disposição em concorrer novamente à Assembleia Legislativa. Suas ausências em diversos eventos importantes, na região, no entanto, acabaram chamando a atenção, ainda que todas elas fossem credenciadas justamente aos cuidados com sua saúde. Publicamente, o deputado tem reafirmado sua disposição em concorrer novamente, ressaltando que nos últimos quase três anos tem trabalhado bastante, tem feito muitas visitas e atendido os municípios.
Caso de fato Tiago Zilli decline da possibilidade de concorrer novamente ao parlamento estadual, isto abre caminho para que o deputado federal em exercício, Luiz Fernando Vampiro, permaneça no MDB, disputando a Assembleia Legislativa ano que vem. Em princípio, Vampiro está de malas prontas para migrar para o PSD, mas os espaços de candidaturas parlamentares pela legenda no Sul do Estado, em 2026, aparentemente estão bastante obstruídos. Uma candidatura de Vampiro deputado estadual pelo PSD de Criciúma, batendo de frente com Arleu da Silveira, ou a federal, batendo de frente com Júlio Garcia, parece algo pouco plausível.
Em princípio, o MDB do Sul do Estado tem elencados para concorrer a deputado estadual o próprio Tiago Zilli e o ex-prefeito de Orleans, Jorge Koch. A ex-deputada Ada de Luca também tem entrado nas contas do MDB do Sul catarinense para uma nova disputa a estadual em 2026. Caso Tiago decline de seu projeto de reeleição, Luiz Fernando Vampiro volta para o jogo dentro do MDB, focado na Assembleia Legislativa, independentemente do projeto de Ada de Luca. Em um contexto como este o caminho fica aberto para que o ex-deputado federal Edson Bez de Oliveira, o Edinho, reafirme seu propósito de disputar a Câmara Federal.
Todo este cenário, no entanto, passa necessariamente pelo posicionamento definitivo de Tiago Zilli a respeito do pleito eleitoral de 2026. Se ele disputar a reeleição, por exemplo, é possível até mesmo que Vampiro, ou Ada de Luca, sequer concorra a qualquer cargo eletivo ano que vem.
A possível desistência de Tiago de um projeto de reeleição configura em um prejuízo extremamente significativo para o MDB do Extremo Sul Catarinense. O fato é que o partido não tem ninguém preparado para substituí-lo em um embate deste porte. O nome emedebista mais em evidência para uma disputa deste quilate é o do prefeito de Araranguá, César Cesa, que já ressaltou em diversas ocasiões que não tem interesse na disputa eleitoral de 2026. Por conta disto, é provável que Tiago Zilli acabe relevando questões pessoais e postule um novo mandato parlamentar estadual no pleito eleitoral do próximo ano.
Finais
Evento de filiação dos prefeitos de Balneário Gaivota, Kekinha dos Santos, e de Santa Rosa do Sul, Almides da Rosa, ao Republicanos, no sábado pela manhã, levou grande público ao CTG Sul Catarinense. Vários pontos foram extremamente marcantes nesta migração dos dois prefeitos do PSDB para o Republicanos. A deputada Geovânia de Sá (PSDB), por exemplo, que também deverá seguir o mesmo caminho partidário dos prefeitos, em março do ano que vem, disse que continuará mandando recursos para Gaivota e Santa Rosa normalmente. O Coordenador Regional do PL, e representante do Governo do Estado em nossa região, André Fernandes Coelho, disse que as migrações representam uma importante aproximação com a gestão do governador Jorginho Mello (PL). Já o presidente estadual do Republicanos, Jorge Goetten, disse que as gestões dos dois municípios entrarão definitivamente no radar de seu gabinete em Brasília.
A filiação dos prefeitos de Balneário Gaivota e Santa Rosa do Sul ao Republicanos, foi fruto de um trabalho de mais de um ano do Coordenador Regional do partido, Marco Antônio Mota, o Motinha, que é pré-candidato da legenda a deputado estadual. Sua persistência junto aos prefeitos culminou com este significativo passo do partido em nossa região. No que diz respeito especificamente a Balneário Gaivota, a articulação que levou o prefeito Kekinha dos Santos a se decidir definitivamente pelo Republicanos teve também a influência direta do presidente municipal do partido, Antônio Rogério Grassi Júnior, o Rogerinho, que comanda o esporte no município. Ele foi peça fundamental no convencimento do prefeito Kekinha, que, a partir de então, passou a conversar abertamente sobre esta possibilidade com Motinha. De acordo com Rogerinho, a missão agora é fortalecer o partido para os pleitos de 2026 e 2028, em nível local.