Reunião promovida ontem na Federação das Indústrias de Santa Catarina, através de seu Conselho Estratégico, notorizou, mais uma vez, a necessidade de investimentos no setor de energia e transportes para que possamos manter as operações econômicas do Estado, no mínimo, em pé de igualdade com o que temos hoje, o que não é lá estas coisas.
Na prática, o que os empresários catarinenses têm dito é que nosso Estado não tem condições de manter suas operações industriais se o governo não investir em geração de energia e em estradas.
Esta necessidade em nível estadual é sentida de forma mais nítida nas regiões menos desenvolvidas economicamente, como é o caso da nossa.
Cá para nós, só um louco iria investir seu precioso dinheiro, para gerar mil empregos, por exemplo, em uma região que quando o chuveiro é ligado o micro-ondas não funciona, e onde rodovias estaduais sequer têm acostamento. Dentre tantas demandas, esta é mais uma a ser elencada por nossos ilustres representantes em seus alfarrábios, afinal de contas, sem infraestrutura não há desenvolvimento.
Pesquisa pró-Lula não convenceu bolsonaristas
Pesquisa Ipec, que colocou o ex-presidente Lula da Silva (PT) com 49% das intenções de voto dos brasileiros, no que diz respeito à disputa presidencial do ano que vem, contra 23% do presidente Jair Bolsonaro, foi recebida com bastante incredulidade por parte da população regional.
A divulgação dos números, via redes sociais, recebeu muito mais críticas do que elogios. As manifestações acabam se justificando, na medida em que os cruzamentos da mesma pesquisa mostram que o maior contingente eleitoral de Bolsonaro está justamente no Sul do Brasil. Na prática, falar bem de Lula na região de Bolsonaro acaba não sendo nada promissor.
Prefeitura de Sombrio começa britagem no interior
Prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha (MDB), assinou ontem ordem de serviço para pavimentação, com pedra brita, de 15 quilômetros de estradas de interior do município, num investimento de quase R$ 350 mil.
As localidades de Sanga Negra, Guarita e Santa Fé serão as mais beneficiadas com o investimento.
Neste primeiro semestre, notadamente a prefeita tem feito investimentos pontuais nas áreas de saúde, educação e obras. “Trata-se de um período bastante complexo por conta da pandemia de Covid-19, mas as ações do governo municipal não têm parado”, comenta a prefeita, que, no que diz respeito à saúde, tem monitorado pessoalmente os trabalhos para a implantação da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Dom Joaquim, prevista para julho.
Sombrienses contraíram menor Covid-19
Proporcionalmente, população de Sombrio se mantém como a que menos contraiu a Covid-19 em nossa região. De acordo com o último boletim que monitora a pandemia aqui no Extremo Sul, 11,54% dos sombrienses contraíram a virose.
Em Araranguá, por exemplo, o percentual é de 14,70%, em Turvo de 15,23% e em Morro Grande chega a 18,73%.
A média de infecção da população regional é de 13,43%. Infelizmente em nossa região 596 pessoas já faleceram em decorrência da Covid-19 e outras 498 estão infectadas. A boa notícia é que o número de óbitos caiu quase pela metade nos últimos 20 dias, se comparado aos últimos dois meses antes de 10 de junho.
Araranguá suspende reajuste salarial a servidores
Câmara de Vereadores de Araranguá aprovou projeto de lei que suspende a reposição salarial dada aos servidores municipais, em março deste ano.
A reposição havia sido acordada entre o sindicado que representa os servidores municipais, e o prefeito César Cesa (MDB). O reajuste foi dado e até ai tudo bem.
Acontece que o Tribunal de Contas do Estado tem considerado qualquer reposição salarial do funcionalismo público ilegal, por conta de uma lei complementar federal que proíbe este expediente até o final deste ano.
Por conta disto, houve a necessidade de desfazer o que havia sido feito. A votação para este fim aconteceu em sessão extraordinária na noite de ontem. Negócio agora é esperar para janeiro, para se ter aumento de salário.