Deputado federal em exercício, Luiz Fernando Vampiro (MDB), confirmou que irá se filiar ao PSD em março do ano que vem. A decisão foi anunciada durante um almoço com a cúpula estadual do partido, e do qual participaram lideranças como o presidente estadual da legenda, Eron Giordani, o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, e o prefeito de Chapecó, e pré-candidato ao Governo do Estado, João Rodrigues.
Atualmente, Vampiro está na Câmara Federal ocupando a vaga do deputado licenciado Carlos Chiodini, que está no comando da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária. Chiodini também é o presidente do MDB estadual e pré-candidato a vice-governador de Jorginho Mello (PL), ano que vem.
Vampiro pertencia ao grupo político do ex-governador Eduardo Pinho Moreira, mas começou a se afastar da cúpula emedebista criciumense, onde tem domicílio eleitoral, depois que não conseguiu viabilizar seu projeto para comandar o MDB do município. A partir de então abriu conversações com o deputado Júlio Garcia, e mesmo na iminência de assumir o lugar de Chiodini na Câmara Federal encaminhou tratativas visando sua filiação ao PSD.
Em um primeiro momento a negociação entre Júlio e Vampiro dava conta da formação de uma dobradinha para 2026, com Júlio disputando a Câmara Federal e Vampiro à Assembleia Legislativa. Com esta hipótese ganhando forma, o ex-prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), disse que em seu município o candidato do PSD a deputado estadual será o ex-vereador Arleu da Silveira, seu ex-Secretário de Finanças. Por conta disto, durante o encontro estadual do PSD realizado em setembro, em Balneário Camboriú, Vampiro foi anunciado como pré-candidato a deputado federal, o que fez suscitar especulações de que Júlio Garcia não disputaria a Câmara Federal ano que vem, e que o PSD já estaria acertado para compor como vice de Jorginho Mello, com o próprio Júlio sendo seu companheiro de chapa.
Toda esta situação, no entanto, nunca foi além das conversas de pé de ouvido em Florianópolis. No plano real o PSD em nenhum momento foi cotado para ser vice de Jorginho Mello, mesmo porque o próprio Júlio Garcia já disse que seu partido não tem interesse em uma aliança como esta.
Finais
- Em princípio, Vampiro irá para o PSD para ser candidato a deputado estadual. Para levar este projeto adiante, no entanto, ele irá necessitar do aval de Clésio Salvaro, que não costuma dividir espaço político com ninguém. Uma luz no fim do túnel pode estar em uma candidatura de Salvaro a vice-governador de João Rodrigues, ou a senador em sua chapa. Isto faria com que o ex-prefeito criciumense tivesse que negociar espaços que são de seu domínio político. Neste sentido, a candidatura a deputado estadual de Arleu da Silveira seria sepultada, com Vampiro ocupando seu lugar. Afora isto, forçar duas candidaturas à Assembleia Legislativa pelo PSD de Criciúma soa a suicídio político, mesmo porque o ex-prefeito de Braço do Norte, Beto Kürten, também deverá disputar o parlamento estadual pelo partido.
- Vereadora de Jacinto Machado, Aline Alves Cechinel (MDB), está prestes a ser tornar a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal, a partir de janeiro de 2026. No final do ano passado um acordo firmado entre os vereadores do partido deliberou pela eleição de Agrício Abel Gonçalves (MDB) como presidente do legislativo municipal em 2025, e Aline Cechinel em 2026. Atualmente ela ocupa a vice-presidência da Casa. É interessante observar que Jacinto Machado já conta do Noeli Zacca na vice-prefeitura, e agora está prestes a eleger outra mulher para o comando do legislativo municipal. No que diz respeito a administração municipal propriamente dita, há quase uma década o setor administrativo e financeiro de Jacinto Machado está sob a responsabilidade de Ana Beletini.










