O italiano Carlo Acutis, conhecido mundialmente como o “influencer de Deus”, foi canonizado neste domingo (7) pelo papa Leão XIV, em missa solene celebrada na Basílica de São Pedro. Aos 15 anos, Acutis morreu em 2006 vítima de leucemia e, agora, entra oficialmente para os altares da Igreja Católica como o primeiro santo da geração millennial.
A cerimônia contou com milhares de fiéis de diversos países, em especial jovens devotos de Acutis, que exibiam santinhos com a imagem do novo santo. Também estiveram presentes o presidente da Itália, Sergio Mattarella, além dos pais e irmãos de Carlo. A mãe, Antonia Salzano, levou ao altar o relicário com um fragmento do coração do filho.
No mesmo ato, foi canonizado também o estudante leigo Pier Giorgio Frassati (1901-1925). A proclamação em latim feita pelo pontífice foi recebida com longos aplausos pela multidão reunida.
Nascido em Londres, em 3 de maio de 1991, Carlo mudou-se ainda pequeno para Milão, onde cresceu em uma vida de fé. Após receber a primeira comunhão, aos 7 anos, passou a frequentar diariamente a igreja e se dedicou a trabalhos voluntários ligados à internet. Com apenas 11 anos, criou um site multilíngue documentando milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja, iniciativa considerada visionária para a época.
Descrito como um adolescente simples e devoto, era conhecido por passar horas em oração. Em outubro de 2006, foi diagnosticado com uma leucemia fulminante e morreu poucos dias depois, em 12 de outubro, com apenas 15 anos.
Desde então, seu corpo foi conservado e exposto na Basílica de São Francisco de Assis, na Itália, onde pode ser venerado pelos fiéis. Carlo foi beatificado em 10 de outubro de 2020 e, em maio deste ano, o Vaticano anunciou o decreto de sua canonização.
Agora, São Carlo Acutis é oficialmente reconhecido como intercessor e modelo de santidade para a juventude católica, sendo o primeiro santo da geração digital.