Bandeirinhas, comidas e trajes típicos, música e dança de quadrilha, assim foi marcada a Festa Junina das crianças e adolescentes que participam do SCFV, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de Maracajá. A festa aconteceu na sexta-feira, dia 25, em dois períodos, contemplando as turmas da manhã e tarde.
Bastante envolvida com as questões sociais do município, a primeira-dama, Claudete Rocha Brambila, entrou no clima e fez questão de participar. Dançou com as crianças, bateu papo e participou da quadrilha, momentos segundo ela de alegria, integração e troca de energia.
As oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos retornaram aos poucos, devido à pandemia do novo coronavírus, e atualmente participam cerca de 40 crianças e adolescentes.
Diversão garantida
Mesmo usando máscara, a alegria transparecia através dos olhos de cada participante. Contagiados pelo clima junino os pequenos e os grandinhos foram bem participativos, onde juntos com a primeira-dama, funcionários e monitores, de improviso realizaram uma quadrilha. Além dos quitutes juninos, a festa também teve bolo, para comemorar com os aniversariantes do primeiro semestre.
O que é SCFV
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Maracajá, atende crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos, regularmente matriculados em escolas públicas. O SCFV é uma extensão dos serviços do Cras, o Centro de Referência em Assistência Social, e visa oferecer atividades que promovam o desenvolvimento de crianças e adolescentes, no contra turno escolar.
Ainda há vagas: As famílias interessadas em inscrever seus filhos nas atividades desenvolvidas devem procurar o CRAS, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, para fazer a inscrição de seus filhos.
O projeto oferece diversas oficinas que vão desde atividades físicas (recreativas e esportivas), como dança, música, canto, coral, capoeira, até o desenvolvimento de habilidades, como oficina de artesanato.