Na tarde desta quarta-feira, 24, o auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sombrio foi palco de uma importante reunião que reuniu representantes do poder público, forças de segurança, lideranças religiosas e comerciantes locais. O encontro teve como objetivo definir ações junto às pessoas em situação de rua, especialmente no centro da cidade.
Estiveram presentes a prefeita Gislaine Cunha, o procurador do município Júlio Mosena, os líderes religiosos padre Fábio Roque e os pastores Siel e Jean, a secretária de Assistência Social Márcia Teixeira, o capitão da Polícia Militar Marcelo Faber, o delegado de Polícia Civil André Couto, e o vereador Jonas D’Ávila, representando o Legislativo, além de empresários e comerciantes de diferentes setores, associados ou não à CDL.
Durante a reunião, foi exposto a forma de trabalho da força-tarefa que já atua diretamente com pessoas em situação de rua em Sombrio. O grupo é composto por profissionais da assistência social, das forças policiais e por representantes das igrejas, e já realiza ações de abordagem, escuta e encaminhamentos diversos, como oportunidades de trabalho, internação para tratamento de dependência química e retorno ao município de origem, sempre com o consentimento e a colaboração da pessoa acolhida, conforme os dispositivos legais.
Durante o encontro, os comerciantes deram sugestões de ações, expuseram suas reclamações e anseios e puderam conhecer mais detalhadamente as iniciativas já existentes. Casos de sucesso foram destacados, evidenciando que a articulação entre poder público, segurança e sociedade civil tem gerado bons resultados. Algumas pessoas que antes viviam nas ruas hoje estão inseridas no mercado de trabalho ou reabilitadas com apoio familiar.
Entre as medidas definidas de forma conjunta, estão o reforço do policiamento no centro, a intensificação da limpeza da Rua Coberta, onde há maior permanência de pessoas em situação de rua, e o fortalecimento das ações de encaminhamento para trabalho, tratamento ou retorno para casa. Essas abordagens são realizadas com o acompanhamento técnico da assistência social e contato com familiares que possam acolher a pessoa novamente.
A ação não se resume a resolver um problema pontual, de acordo com a prefeita Gislaine Cunha: “Queremos manter o direito de todos. Os lojistas, os moradores de Sombrio e as pessoas em situação de rua têm seus direitos. Vamos trabalhar ainda mais para manter o compromisso com segurança, dignidade e com os direitos de cada cidadão.Trabalhamos para oferecer oportunidades reais de mudança de vida, com respeito, escuta e ações concretas. A união de todos é essencial para que os resultados continuem aparecendo”.
Sombrio discute ações conjuntas para a população em situação de rua
