Sombrio é um dos municípios que configuram no Mapa do Turismo Brasileiro e hoje, se prepara para renovar seu cadastro. O Mapa é uma importante ferramenta de gestão pública, que faz parte do Programa de Regionalização do Turismo, explica Rosana Martins, Diretora de Turismo do município.
No Mapa do Turismo Brasileiro, estão reunidos os municípios que têm vocação turística ou que são impactados pelo setor de viagens. Configurar no Mapa é uma das maneiras de desenvolver o turismo local e trás uma série de benefícios para toda a cadeia produtiva do setor, auxiliando na construção de políticas públicas.
Segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo, 53% dos municípios brasileiros configuram no Mapa, divididos em 5 categorias.
Segundo Rosana, hoje Sombrio está na D, mas a previsão é que o município suba de categoria: “Estamos trabalhando firme para elevar a categoria do município. Nosso Conselho Municipal de Turismo está ativo e o Plano Municipal de Turismo de Sombrio está atualizado. Agora é a fase de conferência e organização de documentações”.
Na região da Amesc, são 11 municípios presentes no Mapa, dois na categoria C, sete na categoria D e dois na categoria E.