A Unesc e o Sebrae/SC estão elaborando um detalhado Plano de Desenvolvimento Socioeconômico para a Região. O lançamento do projeto ocorreu na noite de ontem, na sede da Amesc, com a presença de autoridades dos 15 municípios do Extremo Sul catarinense.
A Unesc e o Sebrae/SC estão elaborando um detalhado Plano de Desenvolvimento Socioeconômico para a Região da Amesc, a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense.
O lançamento do Plano de Desenvolvimento foi apresentado para as lideranças regionais na sede da Amesc, na noite desta quinta-feira, dia 2, e também foi transmitido pelo canal da Unesc TV no Youtube a partir das 19h30min.
O documento, que está sendo elaborado, irá elencar potencialidades e colaborar com a realização de desejos dos munícipes para o futuro a médio e longo prazo. Segundo explicou a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a participação de pessoas dos mais diferentes espaços da sociedade oportunizará a escuta qualificada e a definição coletiva de caminhos a serem trilhados, a partir de criteriosa análise acompanhada por profissionais.
“O Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amesc representará um salto importante para a identificação das potencialidades da Região a partir de cada município que compreende o Extremo Sul. Estamos muito dedicados, para junto do Sebrae, desenvolvermos um grande, comprometido e inovador trabalho. Nossas equipes apresentam expertise e estamos certos do ótimo resultado que teremos”, destaca.
Cada município da Região da Amesc contará com um documento final no qual constarão dados, perspectivas e etapas para a concretização daquilo que está entre os desejos dos seus cidadãos e das lideranças, das necessidades e das oportunidades possibilitadas pelo que está posto na Região.
“Acreditamos que todos os atores sociais, uma vez organizados em momentos de debate na nossa metodologia sistêmica, encontrarão até o fim de 2022 o caminho possível para tornar a região mais sustentável com projetos que possam agregar valor para os próximos anos”, destaca a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes.
A expectativa para o resultado do trabalho, conforme o presidente da Amesc, Moacir Francisco Teixeira, é muito alta. “Sabemos que a nossa região vem se preparando para um crescimento expressivo.
O governo tem investido nos municípios e os prefeitos têm se mostrado motivados para fazer a diferença. Esse será o momento de unir tudo isso e deixar uma grande contribuição para a nossa região.
Temos plena confiança na Unesc e no Sebrae/SC para a condução desses trabalhos que direcionarão nosso futuro”, pontua o prefeito de São João do Sul.
Para a elaboração dos planos, de acordo com a pró-reitora, serão realizados encontros focados em cada um dos municípios, nos quais escolas, hospitais, empresas, terceiro setor, organizações sociais e de classe deverão estar representadas para levantarem seus pontos de vista e contribuições.
Entre as temáticas a serem exploradas nas discussões promovidas, conforme Gisele, estarão, por exemplo, tendências nacionais e internacionais do período pós-pandemia como a produção zero de resíduos e a mudança do comportamento de consumo da população. “Uma cidade inteligente, como chamamos, não se constrói do zero. É algo que precisa ser lapidado, planejado e bem embasado. Nada melhor do que Unesc, Amesc e Sebrae/SC juntos para pensar e comandar esse trabalho”, acrescenta.
Os desafios e potencialidades apontados no estudo estarão alinhados à Agenda 2030 da ONU, a Organização das Nações Unidas, que trata dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Eles envolverão demandas sociais e econômicas divididas em três categorias de projetos: icônicos, que representam os desejos dos munícipes, os estruturantes: que irão orientar o desenvolvimento socioeconômico e os chamados portadores de futuro, que representam as tendências nacionais e internacionais”, explica.
A expectativa da Universidade, engajada ao lado de prefeitos, da Associação e do Sebrae, é de seguir com as atividades e workshops alusivos ao Plano de Desenvolvimento até meados do dia 20 deste mês e retomar os encontros a partir de 20 de janeiro de 2022.
Parceiros que qualificam ainda mais o projeto
Ao lado da Unesc e de sua expertise na elaboração dos mais variados projetos, o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amesc terá como mola propulsora o trabalho do Sebrae/SC. A parceria entre as duas grandes instituições com experiência e conhecimento técnico, conforme o coordenador regional Sul do Sebrae, Murilo Gelosa, será refletida na excelência do projeto.
“É imensurável a importância da união de duas instituições de tamanha relevância em prol da alavancagem de uma região que até então se desenvolveu menos que as demais e que tem todo o potencial a ser explorado positivamente”, aponta.
Confira um pouco do evento:














