Durante a última sessão da Câmara de Vereadores de Sombrio, o vereador Zé Artur (PP) chamou a atenção para um problema que vem gerando preocupação entre comerciantes, moradores e frequentadores da área central do município: a presença crescente de pessoas em situação de rua.
Em seu pronunciamento, o vereador reconheceu a complexidade do tema e sugeriu a realização de uma audiência pública com a participação de diversos setores da sociedade. “Precisamos entender por que essas pessoas estão nas ruas. Pode ser por depressão, alcoolismo, dependência química… Quem quiser tratamento, precisa de apoio; quem precisa de trabalho, tem que ter oportunidade. Precisamos começar a organizar isso a partir daqui, do nosso poder legislativo”, defendeu.
Zé Artur propôs reunir representantes da Prefeitura, CDL, Polícia Militar, Polícia Civil, Assistência Social e demais órgãos competentes para debater ações efetivas. Segundo ele, o objetivo não é simplesmente “transferir o problema para outro município”, como tem ocorrido em algumas cidades, mas buscar soluções a partir da realidade local.
O vereador relatou que tem recebido inúmeras reclamações de lojistas e empresários, que estariam perdendo clientes por conta de situações envolvendo moradores de rua. “Há relatos de uso de drogas, bebidas, abordagens insistentes a pedestres e até cenas de sexo explícito durante o dia. As pessoas estão com medo, se sentem inseguras e evitam o comércio local”, alertou.
Para Zé Artur, ainda que a resolução total do problema não seja imediata, o debate precisa ser iniciado. “Não podemos mais fazer vista grossa. Temos que levantar essa bandeira, conversar e buscar soluções para Sombrio.”