A Apae, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, de Maracajá com o apoio da Administração Municipal, promoveu na tarde de quinta-feira, dia 26, uma carreata em prol do mês de conscientização e prevenção das deficiências, denominado Agosto Laranja.
A II Edição da Carreata de Conscientização e Prevenção de Deficiências faz parte do trabalho programa de prevenção desenvolvido pela APAE, e tem como objetivo, atrair a atenção e o interesse dos munícipes para a prevenção, haja visto que as formas de prevenção de deficiências são, ainda, desconhecidas por muitos.
Segundo a diretora da Apae, Regina Borges Leandro, o programa de prevenção vem sendo desenvolvido pela Associação desde 2013 e com a pandemia, as ações, que até então eram realizadas, ficaram restritas. “A carreata foi uma forma encontrada de atingir, de forma indireta, a população maracajaense. Além disso, durante o mês foram entregues panfletos/folders informativos nas escolas”, explicou.
Dados da OMS, a Organização Mundial da Saúde, apontam que mais de 70% dos casos de deficiências podem ser evitados com medidas de prevenção.
A carreata reuniu cerca de 60 carros, todos enfeitados com balões, adereços na cor laranja, e um carro de som puxou a fila, que percorreu algumas ruas da cidade, passando em frente ao Cemasas, Escola 12 de Maio, Centro de Educação Infantil Margareth Maria Tomasi Rocha, Escola Maria Libânia Machado, no Encruzo, Escola Eulália Oliveira de Bem no Espigão Grande, retornando pela Avenida Nossa Senhora da Conceição, finalizado o percurso de onde saiu, em frente à Apae.