Autoridades de Morro Grande, Timbé do Sul e convidados se reuniram na noite de quinta-feira, dia 21, na comunidade de São Bento, para a apresentação do projeto de pavimentação asfáltica que liga os dois municípios.
A obra é um grande anseio de Morro Grande e Região, já que 9.780km ligariam o bairro São Bento ao trevo da BR 285, em Timbé do Sul. “Somos a via mais rápida até Timbé do Sul. Ter esta pavimentação irá desenvolver nosso turismo, escoamento de produção, vinda de novas empresas, além deu uma rota alternativa para os veículos que transitam pela Serra da Rocinha”, explicou o prefeito de Morro Grande, Clélio Daniel Olivo.
Dentre os benefícios levantados também será a quantidade de veículos que transitarão por Morro Grande. Após a BR 285 concluída, estima-se a passagem de aproximadamente 500 caminhões por dia na rodovia. “Hoje quem passa por Timbé segue a Turvo e Ermo. Esta é uma preocupação das autoridades devido ao grande fluxo que trará para estas vias. Pavimentar estes quase 10 km desafogará a passagem não só de carros e motos, como veículos pesados. Temos muito potencial na nossa região. Devemos acreditar”, explicou o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava.
Morro Grande é um dos municípios pertencentes ao Geoparque. Com a pavimentação, o fluxo de turistas terá um grande aumento. “Somos conhecidos como a cidade das paleotocas. Esta é a nossa chance de dar viabilidade e ter a instalação de hotéis, pousadas, parques de visitação, restaurante, dentre outros. Devemos estreitar os laços com os municípios vizinhos”, destacou Clélio.
O projeto apresentado mostrou que a obra total da pavimentação asfáltica é orçada hoje em, aproximadamente, R$ 16.900.000,00 . Segundo o engenheiro técnico responsável, Daniel Buzanello, apresentando os recursos necessários, a pavimentação dos quase 10 km teriam duração de 14 meses para conclusão.
No encontro foi destacada a importância da busca de recursos com as autoridades. “Vamos levar este projeto até o governador do Estado de Santa Catarina para completar nossos recursos. Estamos muito otimistas porque é uma obra de extrema importância, não só para Morro Grande, como para toda a Amesc. A pavimentação valorizará tudo”, frisou Clélio.