As Secretarias da Prefeitura de Araranguá estão todas mobilizadas para ajudar os moradores atingidos pelas fortes chuvas que estão ocorrendo nesta semana na Região. Conforme a assessoria de imprensa, a equipe da Prefeitura está preparada desde o início da semana, para levar famílias ao abrigo e também ofertar assistência de saúde. “Estamos com a equipe toda pronta para isso, com local com colchonetes, água, tudo para dar a melhor assistência possível para essas famílias”, explica o assessor, Sandro Ramos. Ele diz que o pedido é para que as pessoas não esperem as águas entrarem nas casas para buscar auxílio. “Estamos pedindo para saírem o quanto antes, se virem que há possibilidade de ficarem ilhados, que procurem casas de familiares e amigos em áreas mais secas da cidade, ou liguem para os bombeiros”, completa.
Nesta quarta-feira, durante todo o dia, a situação das cheias estava sob controle em Araranguá, devido a um canal que foi aberto na barra e ajudou na vazão da água. Durante a noite a água chegou em duas ruas do bairro Barranca, a rua Lauro Cunha Carneiro e a Victor Nunes Costa. A Defesa Civil Municipal auxiliou na retirada de pessoas de suas casas, que foram para a casa de amigos, familiares, ou para o ginásio Padre Ézio Juli, onde a Prefeitura montou um abrigo.
Na noite de terça-feira, dia 3, por volta das 20 horas, a Defesa Civil abriu um canal para ajudar a escoar a água, o que ajudou bastante na vazão e evitou que as cheias chegassem em mais locais de Araranguá. O canal continua aberto.
Segundo o coordenador Municipal da Defesa Civil, Emerson Almeida, que emitiu nota na noite de terça-feira, dia 3, a ação preventiva buscava evitar enchentes nas áreas próximas. “A ação ajuda muito no escoamento das águas”, declarou. Além do bairro Barranca, na noite desta quarta-feira, na localidade de Baixadinha, na Vila São José, a água chegou nas ruas, mas não nas casas e as famílias permaneceram em suas residências.
Havia ainda áreas com pontos de alagamentos, porém, sem grandes intercorrências. Nas vias públicas, uma operação tapa-buracos foi feita para conter os buracos que se abriram por causa da chuva. “Agora é esperar melhorar o tempo para começar uma operação forte nas estradas do interior”, disse Sandro.
Região ainda sofre com efeitos das chuvas
Os três dias de intensas chuvas na Região causaram pontos de alagamentos e prejuízos em alguns municípios. Nas localidades de Jacaré e Barra do Cedro, em Meleiro, por exemplo, a água invadiu calçadas e causou transtornos. No local, quatro famílias foram resgatadas pela Defesa Civil.
Nesta quarta-feira, em Balneário Arroio do Silva, foram feitas as entregas de cestas básicas e kits de limpeza. Em Balneário Gaivota, Praia Grande, Sombrio, Passo de Torres e Ermo, a situação segue dentro da normalidade. A Defesa Civil divulgou que em Jacinto Machado, os rios continuavam cheios, mas sem ocorrências maiores. Em Maracajá, na rua Natal Nola, no centro, um idoso precisou ser resgatado pelos bombeiros, pois sua casa ficou ilhada. Também em Maracajá, as comunidades de Sangão e Madalena estavam sem acesso.
Santa Rosa do Sul apresentava pontos de alagamentos sem maiores danos e a Defesa Civil continua em vistoria constante no município, assim como em São João do Sul.
Em Timbé do Sul, estão ilhadas as comunidades de Serra Velha 1 e Rio Fortuna, mesma situação registrada na localidade de Poço da Lontra, em Turvo.