A Escola de Ensino Básico Municipal Professora Nilza Matos Pereira, do bairro São Francisco, em Sombrio, tem realizado um trabalho maior do que o de simplesmente ensinar aos alunos as disciplinas do cronograma escolar. O educandário vive mais uma etapa da nova fase que também teve, há pouco mais de um mês, a ordem de serviço para construção de piscinas semiolímpica e adaptável.
Agora a escola também será responsável por um trabalho em parceria com a Polícia Militar, que tem como objetivo transformar a vida do bairro, fortalecer a legitimidade institucional da PM, por intermédio da aproximação com a comunidade, e a geração de empatia com corpo discente e docente. Ao mesmo tempo em que se promovem externalidades positivas à comunidade, como a contribuição para a redução de faltas e absenteísmo estudantil, melhoria do desempenho escolar e autoestima dos alunos, valorização da participação dos pais na rotina escolar e, ainda, redução da criminalidade.
“Nossa escola é maravilhosa e vai ser ainda melhor com as obras que estão em andamento. Então, vamos criar esse canal com a Polícia Militar de Sombrio, com apoio da prefeita Gislaine Cunha e do Capitão Faber, para que possamos juntos fazer com que a comunidade viva a escola e vice-versa, unindo sempre em busca da melhor qualidade de vida para todos”, comenta a diretora Zana Luchina.
As ações dependem de cada premissa, sendo elas:
- Estimular valores positivos, através das seguintes ações:
. Recepcionar as crianças e responsáveis no portão da unidade escolar;
. Organizar a entrada dos alunos em forma por turmas;
. Realizar solenidade diária com hasteamento de bandeiras, canto de hinos cívicos e uso da palavra por policiais militares, autoridades e convidados;
. Desenvolver o espírito de liderança por meio do estabelecimento de chefes de turma para cada pelotão, destacando-os com uma peça de uniforme diferente dos demais.
- Mudar referenciais negativos dos alunos, através das seguintes ações:
Destacar ao menos um policial militar para exercer o papel de orientador e condutor das ações dos chefes de turma em cada conjunto de turmas;
. Criar premiações semanais calcadas em recompensas, materiais ou não, segundo o critério dos bons exemplos em aspectos comportamentais e não vinculados ao desempenho intelectual (ex: aluno que apresentou melhora comportamental pode ser premiado com alguma visita cultural);
. Incentivar a participação de autoridades, empresários, membros da comunidade, representantes do Poder Público para compartilhar experiências de vida e bons exemplos de superação e perseverança;
. Estimular apresentações realizadas pelos alunos e coordenadas em sala de aula pelos professores sobre temas cívicos ou culturais;
- Criar identidade e responsabilidade com o ambiente escolar. Para isso as ações serão:
. Promover modificações de segurança física no ambiente escolar, mediante o uso das ferramentas preventivas disponibilizadas pela PMSC;
. Firmar parcerias com órgãos públicos e entidades privadas para a renovação estrutural e promoção cultural das unidades de ensino;
. Estimular o uso da unidade escolar pela comunidade e para o lazer – abertura do espaço escolar (ex.: abertura das escolas no final da semana)
. Corrigir atos de vandalismo e pichação de instalações físicas (ex.: incentivar cursos de grafite e restauração).
. Usar a palavra para incentivar ações positivas e reconhecê-las ostensivamente durante as solenidades;
- Resgatar a figura do professor como mestre condutor de ações pedagógicas efetivas, através das seguintes ações:
. Apresentar a turma em sala de aula ao professor;
. Demonstrar respeito e reconhecimento do papel do docente;
. Após um período de tempo, incentivar as crianças – quando exercerem a chefia de turma – a fazerem a apresentação;
. Incentivar que a unidade escolar estipule e divulgue claramente as normas de comportamento, disciplina e deveres (ex.: ter regras claras de disciplina, e de expectativa quanto ao comportamento e ao desempenho dos alunos, professores e funcionários).
- Valorizar o corpo docente e funcionários como parte essencial no processo pedagógico;
- Aumentar a autoestima dos estudantes, profissionais e comunidade do entorno da unidade escolar, através das seguintes ações:
. Promover e estimular atividades lúdicas, artísticas, esportivas e culturais que estimulem o envolvimento da comunidade dentro do ambiente escolar, inclusive por meio de parcerias, fora do período de presença da PMSC;
. Incentivar ações culturais e a participação de autoridades e figuras relevantes durante as solenidades diárias.
Quem as fará?
Preferencialmente policiais militares do expediente e, conforme oportunidade e conveniência, policiais militares de outros setores. Durante o ano letivo regular, a depender da necessidade local, a ser desenvolvido de segunda à sexta-feira, no horário das 12 horas às 13h30m.