O bombeiro Matheus Premoli e o cão de busca, Bono, participaram da Certificação Nacional de Cães na cidade de Tijucas e voltaram para Araranguá com mais uma certificação, a de buscas em estruturas colapsadas
Região
A parceria entre o binômio (dupla de bombeiro militar + cão de busca) resultou na conquista de mais uma certificação. O cabo BM Matheus Premoli e o Bono, do 4º 4º BBM, Batalhão de Bombeiros Militar, participaram na última semana da Certificação Nacional de Cães, em Tijucas, e estão aptos para buscas em estruturas colapsadas.
Essa foi a primeira prova de busca urbana que o binômio participou e conquistaram a certificação nas duas modalidades, de pessoas vivas e restos mortais. “Essa etapa é fruto de muita dedicação e treinamentos. Estamos diariamente há quatro anos colocando o Bono nos mais diversos cenários, buscando sempre estarmos aptos para os chamados de toda natureza”, afirma o cabo.
O Bono chegou no 4º BBM no ano de 2019 e completou quatro anos no último dia 2 de julho. A dupla fica localizada na cidade de Araranguá, na 3ª Companhia de Bombeiros Militar, onde realiza seus treinos diários e ficam de prontidão para chamados que necessitem de buscas. No último ano, já foram empregados nas buscas após deslizamentos de terra na cidade de Pretópolis, no Rio de Janeiro.
No mês de abril eles já haviam participado de uma certificação promovida pelo CBMSC em Blumenau. Na oportunidade, se tornaram aptos para busca rural de pessoas vivas e restos mortais. “O Bono está cada vez mais maduro e criando as competências necessárias para esses tipos de buscas e ocorrências”, finaliza Premoli.
Apesar de ficar localizado no Extremo Sul de SC, o binômio pode ser acionado, através do CBMSC, para buscas em todo o país. “É importante que a nossa Região conte com a dupla para as ocorrências de buscas. Ficamos muito felizes pela dedicação e conquista deles. Vamos seguir dando todo o suporte necessário para que venham mais certificações”, enfatiza o comandante do 4º BBM, tenente-coronel BM Henrique Piovezam da Silveira.