O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina acatou recurso do PT de Sombrio e deferiu, ontem, o registro de candidatura a prefeito do apicultor Carlos Sérgio de Fáveri, o Carlinhos. Na Comarca de Sombrio, o pedido de registro de candidatura foi indeferido, pois a filiação de Carlinhos constava no sistema da Justiça Eleitoral como tendo sido feita no dia 8 de abril. Para que pudesse disputar as eleições deste ano, a filiação precisaria ter ocorrido até o dia 6 de abril, seis meses antes do pleito de 6 de outubro.
O PT recorreu ao TRE argumentando que Carlinhos estava filiado ao partido desde o dia 28 de fevereiro deste ano, e que um erro de comunicação havia resultado na intempestividade da data. Carlos de Fáveri, agora, é candidato oficial a prefeito pelo partido, tendo o professor Antônio Campos (Psol), como seu candidato a vice.
O não deferimento do registro de candidatura acabou atrasando, em muito, o início da campanha majoritária petista, já que a legenda não tinha segurança quanto a manutenção do nome de Carlos de Fáveri na disputa pela prefeitura sombriense. A falta de material publicitário da campanha majoritária nas ruas, por exemplo, foi um reflexo desta indefinição.
O PT agora está no jogo, e enfrenta o projeto de reeleição da prefeita Gislaine Dias da Cunha (MDB), que concorre com seu atual vice, Jeriel Isoppo (MDB), e também o projeto de eleição do vereador Peri Soares (PP), que quer chegar ao comando da Prefeitura de Sombrio, tendo o ex-vereador Chero Albino (Rep) como seu candidato a vice.
Finais
- As maiores diferenças proporcionais, entre o candidato a prefeito vitorioso e o segundo colocado nas eleições municipais deste ano, em nossa região, deverão ser registradas em Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Jacinto Machado e Ermo. Nestes municípios, o vencedor deverá abrir ampla vantagem em relação ao seu adversário direto, assim como sobre os demais adversários, nos casos onde mais de uma chapa está disputando o comando da prefeitura. Este fato é bastante emblemático em nossa região, pois pela primeira vez vamos registrar pelo menos de um terço das disputas majoritárias totalmente desequilibradas. Os vitoriosos ganharão com diferenças estrondosas, o que não é nada comum.
- Nossa região conta nas eleições deste ano com 86 candidaturas majoritárias. São 43 candidatos a prefeito, e 43 candidatos a vice-prefeito. O Progressistas lidera o ranking destas candidaturas, com 17 postulantes ao cargo de prefeito ou vice-prefeito. Em segundo lugar vem o PL, com 15 candidaturas majoritárias, seguido do MDB, com 14 candidaturas. Em um bloco intermediário, o PSD e o PT dividem a quarta posição, com nove candidaturas majoritárias cada um, seguidos de perto pelo PSDB, com oito candidaturas. Em um terceiro bloco, figuram o PDT, o União Brasil, o Podemos, o Solidariedade, o Partido Novo e o Psol, com duas candidaturas cada. A lista é completada pelo Republicanos e pelo PRD, com uma candidata majoritária cada.