Siel de SouzaEntenda como o inconsciente funciona

Entenda como o inconsciente funciona

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A primeira coisa que você precisa entender é que ele não é algo tangível. Ele é impalpável, mas, extremamente presente na sua vida.

De toda a sua vida, o inconsciente é responsável por 90 a 95%, de tudo o que você pensa ou sente, seus gostos, a maneira que você escolhe as cores, o alimento, o caminho, a profissão etc. Basicamente, quem está por trás de tudo isso, na base das suas escolhas, é o seu inconsciente. Ele é o somatória de tudo que você viveu e aprendeu.

É interessante compreender que praticamente todas as culturas têm a sua própria definição e a sua compreensão de como é o inconsciente. Se nós formos buscar em culturas mais antigas, há explicação de que o inconsciente é a somatória de tudo que você viveu ao longo da sua vida.

É importante você entender que o teu inconsciente comanda você. Você pode imaginar o inconsciente como sendo um gigantesco computador, não tangível. E, cada pessoa tem o seu. A somatória desses computadores forma um computador ainda maior, chamado de inconsciente coletivo. Então nós temos o consciente pessoal (individual) e o coletivo (que é a somatória desses inconscientes).

Nós podemos classificar ou entender o inconsciente com uma comparação. Ele pode ser comparado a um iceberg que tem apenas 5% da sua área visível e 95% da sua área, submersa. Esse conceito de submersão explica bem ou dá uma boa ideia do inconsciente: você não vê, mas sabe que ele existe.

O inconsciente registra tudo o que você viveu ao longo da sua vida, desde a sua vida intrauterina. Há pessoas que conseguem lembrar-se de momentos e cenas de dentro do útero materno.

A área do inconsciente chamada cérebro repetiliano, é uma área simplesmente dicotômica, ou seja, ou é isso ou aquilo. Ou o fato te dá segurança ou não,te trazendo medo e sendo perigoso.

O cérebro repetiliano, que é uma parte do insconsciente, faz com que você queira sair dali. Só que quando se torna uma criança, você aprende por generalização. A gente aprende por generalizar.

O insconsciente também é simbólico, ele pode criar umja ilusão na cabeça para você interpretar o que ele quer dizer.

Ele registra absolutamente tudo.O insconsciente registra temperatura, vento, som, clima, cores, gestos, cheiro, tudo!

O problema que ele registra também as coisas dolorosas, e isso faz com que as pessoas fiquem “congeladas” naquela fase da vida.

 

spot_img
spot_img
spot_img

Matérias Relacionadas