O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu a primeira fase das obras emergenciais na Serra da Rocinha, localizada no km 50 da BR-285, em Timbé do Sul, extremo sul de Santa Catarina. A intervenção tem como objetivo conter o avanço de deslizamentos e garantir a segurança de motoristas que trafegam pela rodovia.
Nesta etapa inicial, as equipes realizaram o grampeamento do solo — técnica que consiste na instalação de tirantes de aço e telas de alta resistência para reforçar e estabilizar a encosta. Esse trabalho é fundamental para evitar novos escorregamentos de terra, especialmente em períodos de chuvas intensas.
O projeto total prevê a construção de uma contenção com 50 metros de altura, composta por duas cortinas atirantadas e telas grampeadas. Trata-se de uma estrutura robusta e complexa, que deve garantir maior estabilidade ao terreno. A previsão de conclusão da obra é dezembro de 2025. O investimento total do Governo Federal é de R$ 62 milhões e contempla também a pavimentação de um trecho de 80 metros da rodovia.
Avanço dos trabalhos
Com a finalização do grampeamento do solo, os esforços agora se concentram na construção das cortinas atirantadas. A primeira a ser executada é a cortina superior, situada na parte mais alta da encosta. As fundações já foram concluídas, e a equipe iniciou a concretagem das vigas e a instalação do primeiro painel de tirantes. Na sequência, os mesmos procedimentos serão aplicados à cortina inferior, localizada mais próxima da pista.
Na etapa final, será feito um novo grampeamento de solo na base da encosta, justamente na área que será pavimentada. A combinação das diferentes técnicas de contenção busca garantir a estabilidade definitiva da região, que historicamente apresenta riscos de deslizamento.
Ligação estratégica
Com 744,3 quilômetros de extensão, a BR-285 conecta Araranguá (SC) a São Borja (RS), na fronteira com a Argentina, onde se liga à Ruta Nacional 14 por meio da Ponte Internacional sobre o Rio Uruguai. A rodovia é uma das principais vias de ligação entre o norte gaúcho e o extremo sul catarinense, sendo essencial para o escoamento da produção agrícola e industrial, além de fomentar o turismo entre os dois estados.
No trecho catarinense, a BR-285 representa uma conexão estratégica com o Rio Grande do Sul, colaborando para o desenvolvimento econômico da região e melhorando significativamente a mobilidade de quem depende da rodovia para transporte e negócios.