O município de Maracajá é o único do Extremo Sul catarinense que possui um Centro de Triagem, onde todo lixo recolhido na cidade é encaminhado, e realizada a separação correta dos resíduos sólidos. O local é fonte de estudos de muitas escolas da região, principalmente do próprio município.
Os alunos do 4º ano A e B, da Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio, acompanhados da professora Caroline Pasini, da auxiliar de Ensino Luana Gonçalves, e da técnica pedagógica Gabriela Cecconi, visitaram o Centro de Triagem Acendino José Capela. A primeira-dama, Claudete Rocha Brambila, também foi convidada para acompanhar a visita de estudos, que teve o objetivo de conscientizar as crianças e ensiná-las sobre a coleta seletiva.
No Centro de Triagem, os alunos foram recepcionados pelo administrador interino, Cleber Darolt, e pelo servidor Jairo Pedro da Silva. Na visita eles puderam acompanhar o processo de recepção, separação e destinação dos resíduos sólidos produzidos no município. “No Centro de Triagem, os sacos de resíduos coletados passam por uma esteira, onde uma equipe faz a separação dos materiais que podem ser reciclados, esses materiais são acondicionados em bags, depois são separados por tipo, prensados, enfardados, estocados e vendidos em leilões públicos realizados pela Administração. Já o excedente é encaminhado ao aterro sanitário”, explica Jairo.