As famílias que visitarem o Cemitério Municipal de Meleiro neste dia 2 de novembro, Dia de Finados, irão notar muitas melhorias que foram executadas ao longo do ano, através de uma repaginação.
A Administração Municipal construiu novas capelas, reformou a ala antiga, construiu uma capela para os religiosos e colocou grama sintética no acesso da Capela Mortuária, bem como extensão do telhado na área. Novas imagens sacras também foram acrescentadas na sua fachada e o quadro da via sacra no muro interno.
A história passa a fazer parte do cemitério que chama a atenção pelo estilo europeu. Foi incorporado ao acervo cultural, a imagem histórica de uma mãe meleirense, que gerou 17 filhos e criou outros sete filhos adotivos. Trata-se de dona Emília do Nascimento Machado, que viveu até o ano de 1952, vindo a falecer aos 70 anos de idade. A imagem está localizada à esquerda, na entrada do cemitério e foi confeccionada, junto com outras artes, pelo artista plástico Vilmar Lopes de Medeiros.
Vilmar tem obras no Beto Carrero World, Caverá Park de Araranguá e várias cidades catarinenses. “O intuito em colocar a imagem de dona Emília em nosso cemitério é para trazer uma reflexão para quem chega ao local, pelo exemplo de vida em sua árdua tarefa de mãe, em meio às dificuldades, de zeladora, de protetora, de religiosidade”, destaca o prefeito Eder Mattos.