Cocal do Sul, em Santa Catarina, está entre as cidades fiscalizadas nesta quinta-feira (16/10) na Operação Alquimia, ação conjunta da Polícia Federal, Receita Federal, Ministério da Agricultura e Abastecimento e Agência Nacional do Petróleo (ANP). O objetivo é investigar empresas suspeitas de envolvimento na adulteração de bebidas alcoólicas com metanol.
A operação acontece simultaneamente em 21 cidades de cinco estados, totalizando 24 empresas fiscalizadas. Em Cocal do Sul, os agentes realizam coletas de amostras para análise laboratorial, verificando a regularidade das composições químicas dos produtos e buscando identificar a origem do metanol.
O esquema investigado é um desdobramento das operações Boyle e Carbono Oculto, que revelaram a participação de grupos criminosos, incluindo o PCC, na adulteração de combustíveis e, possivelmente, na fabricação clandestina de bebidas alcoólicas.
Até 15 de outubro, o Ministério da Saúde confirma oito mortes por intoxicação com metanol no país, seis em São Paulo e duas em Pernambuco.
A Operação Alquimia mobiliza 80 policiais federais e 70 servidores de órgãos parceiros, que atuam na fiscalização, coleta de amostras e investigação criminal nas cidades alvo, incluindo Cocal do Sul.