A partir de hoje (20), as convenções partidárias para escolha dos candidatos às eleições de outubro estão autorizadas pela Justiça Eleitoral. Os eventos internos das legendas marcam a oficialização da disputa eleitoral e devem ser realizados até 5 de agosto.
Pela legislação eleitoral brasileira, os candidatos precisam estar filiados a um partido político e este, por sua vez, precisam realizar eleição interna para oficializar quem disputará as vagas em outubro.
Após as convenções, partidos e federações poderão registrar as candidaturas dos escolhidos na Justiça Eleitoral até 15 de agosto.
O registro dos candidatos à presidente da República e vice-presidente deverá ser feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os candidatos aos cargos de governador, senador, deputados federais, estaduais e distritais deverão solicitar os registros nos tribunais regionais eleitorais (TREs).
A partir do dia 16 de agosto, os candidatos estão liberados para fazer propaganda eleitoral na internet e nas ruas. Até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno, está liberada a realização de caminhadas, carreatas com carro de som, distribuição de material de campanha, comícios e compra de publicidade paga nos meios de comunicação. O segundo turno está marcado para 30 de outubro.
As datas das convenções dos principais partidos
Novo
O Novo realiza a primeira convenção de Santa Catarina. O evento ocorreu nesta quarta (20) e confirmou a candidatura do promotor de Justiça Odair Tramontin a governador, com o empresário Ricardo Althoff de vice. A legenda ainda não definiu se irá lançar candidato ao Senado.
MDB
O maior partido de SC se reúne às 9h de sábado (23) na Assembleia Legislativa (Alesc), em Florianópolis. Devem dar fim às incertezas que acompanham a legenda, hoje com o partido incerto entre a pré-candidatura de Antídio Lunelli ou a composição no projeto de reeleição de Carlos Moisés (Republicanos), indicando Udo Döhler para vice e um nome para o Senado.
PP
Sábado (23), 9h, na Hard Rock Arena, em São José. Os progressistas definirão se Esperidião Amin será o candidato ao Governo do Estado ou a sigla apoiará outra candidatura.
União Brasil e PSD
Sábado (23), 14h, no Centrosul, em Florianópolis. Confirmarão a candidatura de Gean Loureiro (União) a governador, com Eron Giordani (PSD) como vice.
Republicanos
Sábado (23), 19h, na Alesc, em Florianópolis. Será anunciada a candidatura do governador Carlos Moisés à reeleição.
PT
25 de julho, 19h, na Assembleia Legislativa (Alesc), em Florianópolis. Indicarão o nome de Décio Lima como candidato da Frente Democrática e os demais nomes que comporão a chapa.
PDT
Marcado para o dia 25 de julho, com local ainda a definir. Deve-se confirmar a candidatura do ex-deputado federal Jorge Boeira e a ruptura com a Frente Democrática.
PSDB
2 de agosto, 10h, na sede do PSDB, localizada na rua Emílio Blum, no centro de Florianópolis. Definirão apoio a alguma candidatura, com possível indicação de vice ou Senado. Ao que tudo indica, os tucanos voarão junto a Esperidião Amin.
PL
5 de agosto, 20h, Associação Catarinense de Medicina (ACM), em Florianópolis. Confirmarão a candidatura de Jorginho Mello a governador.
PSB
5 de agosto, horário e local a definir. Os pessebistas devem indicar o nome de Dário Berger ao Senado dentro da chapa encabeçada por Décio Lima.
OCP News