Extremo Sul, que na semana passada era a única região de saúde do estado com todos os quesitos em vermelho para o coronavírus, agora está acompanhado de mais duas regiões com risco gravíssimo para todos os indicadores da avaliação da Secretaria de estado da Saúde
Estado
Região
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado, dia 27, os dados da Matriz de Risco Potencial em relação ao novo coronavírus. O mapa aponta que todas as regiões do estado se encontram em nível gravíssimo (cor vermelha) pela quinta semana consecutiva. Das 16 regiões, três receberam nota máxima em todos os quesitos analisados, incluindo o Extremo Sul.
Na semana passada, apenas o Extremo Sul apresentava nota máxima em todos os quesitos analisados, o que apresenta uma piora no estado em comparação a semana passada, pois, esta semana, três regiões estão com todos os indicadores em vermelho.
“De uma maneira geral, houve uma piora nos indicadores, principalmente no monitoramento e na transmissibilidade”, destacou a cientista de dados Bianca Vieira. As regiões mais graves foram consideradas o Alto Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí e Planalto Norte. A região Oeste, por sua vez, manteve o índice de transmissibilidade estável – o mesmo 2,5 da semana passada.
A Matriz de Avaliação de Risco em Potencial é divulgada toda semana. O Estado mantém a atuação na ampliação de leitos de UTI e tem criado os Centros Integrados de Operações em Saúde para atuações regionalizadas.