Dois áudios, um alertando para uma van tentando raptar crianças no município de Meleiro e outro em Turvo, começaram a circular nas redes sociais nesta semana. Percorrendo as redes sociais com incrível rapidez, um dos arquivos contém a voz de um homem, não identificado, dizendo que o veículo chegou a parar e tentar sequestrar uma criança. Um outro áudio, com a voz de uma mulher, reforça a denúncia ressaltando que só devem ser embarcadas crianças em vans escolares devidamente identificadas com a faixa amarela nas laterais.
Conforme o capitão Araújo, comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, que é sediada em Turvo e abarca também os municípios de Morro Grande, Meleiro, Ermo, Timbé do Sul e Jacinto Machado, os áudios não são verdadeiros. Ele diz que um veículo chegou a ser abordado pela PM após as denúncias. “Na van estavam dois rapazes que trabalham para uma empresa de entregas de Criciúma, mas contra eles não havia qualquer mandado em aberto ou antecedentes na justiça”, conta.
Apesar do conteúdo do áudio ser falso, o comandante alerta para que os cuidados com as crianças sejam sempre reforçados. “Às vezes na correria do dia-a-dia a gente acaba deixando as crianças um ou dois quarteirões antes da escola. A gente pede que sejam deixados os filhos nos portões, para que entre os muros da escola eles estejam mais seguros”, comenta. Ele também pontua sobre a importância de conferir se as vans contratadas para transportes de alunos estão registradas em conformidade com as leis vigentes.