Negociação envolve 265 municípios catarinenses
A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) formalizou nesta quarta-feira (10) a intenção de compra de 4,1 milhões de doses da vacina russa Sputinik V. O documento foi encaminhado após reunião com prefeitos e deve beneficiar 265 municípios.
O ponto de partida para essas negociações foi a entrega, pelos municípios, da carta de intenções, onde cada um deles indicou a quantidade de vacinas que deseja comprar. Até agora, 233 municípios entregaram o documento de intenção de compra e a Fecam espera até quinta-feira (11) para receber as demais adesões.
A Fecam não compra vacinas diretamente, apenas gerencia o processo. Na sexta (12) a Federação encaminhará toda a documentação à empresa internacional que distribui o medicamento. Em seguida, a empresa terá 72h para aceitar formalmente a proposta comercial, incluindo valores e prazos. Uma vez aceito o pedido, a empresa entregará a vacina em 15 dias úteis. O pagamento acontecerá somente após a chegada e liberação da vacina em território brasileiro.
“Hoje é um dia histórico para Santa Catarina, somos a primeira federação do Brasil a protocolar compra de vacinas. Nós acreditamos que o papel da Fecam é representar cada município, cada prefeito e prefeita que tem enfrentado dificuldades nesse enfrentamento da pandemia e vendo pessoas morrendo. Só temos uma forma de superar tudo isso: vacinar a nossa população”, afirmou o presidente da entidade e prefeito de Araquari, Clenilton Pereira.
A vacina russa também está em negociação pelo governo federal e outros municípios e estados. A Anvisa ainda não analisou ou aprovou o uso dos imunizantes no Brasil.
(Fonte: RCN Online)