Decreto da Prefeitura de Sombrio estabelece multa de aproximadamente R$ 450,00 para o estabelecimento que não cumprir as normas de prevenção à Covid-19 e interdição do local por sete dias ou mais, no caso de reincidência
Sombrio
Na noite de domingo, dia 14, a força tarefa, formada por diversos órgãos para fiscalizar o cumprimento dos decretos de prevenção ao novo coronavírus, aplicou a primeira multa em Sombrio.
Composta por representantes das Polícias Civil e Militar, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Bombeiros, Procon, Setor de Tributos e Obras do município, a equipe saiu às ruas a partir das 18 horas de sexta-feira, dia 12, e também no sábado, dia 13, e domingo.
A força tarefa é coordenada pelo fiscal sanitário Edson Schneider, e segundo ele, muitos comerciantes alegaram desconhecer às normas de prevenção e outros se disseram confusos sobre o conteúdo dos decretos estadual e municipal. Este último, foi publicado pela prefeita Gislaine Cunha no dia 11 e além da criação da força tarefa, estabeleceu multa de 30% do valor de referência municipal, o equivalente a aproximadamente R$ 450,00 e ainda a interdição do local por sete dias ou mais, no caso de reincidência. A primeira multa foi aplicada na noite de domingo a um estabelecimento que descumpria os decretos.
O delegado Luís Otávio Pohlmann, que participou da fiscalização na tarde de sábado, faz uma avaliação tanto negativa da ação, por ainda haver quem não respeite às regras; quanto positiva, pela maioria que seguia os protocolos. Entre os fatos preocupantes, foram encontradas pessoas tomando bebida alcoólica aglomeradas. “Neste momento crítico, é importante que sejam seguidas as orientações de prevenção”, alerta o delegado.
De maneira geral, às pessoas aceitaram bem a fiscalização, afirma.