A Polícia Militar foi acionada na quarta-feira (22), por volta das 17h na estrada geral Forquilha do Cedro em Santa Rosa do Sul, onde a guarnição abordou um homem que estaria com mandado de prisão e usando documento falso.
A informação veio do serviço de inteligência da 2CIA e acabou se confirmando.
Os policiais descobriram onde o sujeito morava e que ele dirigia uma kombi. Se posicionaram então em um local estratégico, por onde ele teria que passar para ir para casa.
Minutos depois a Kombi passou e foi abordada. O motorista se identificou com outro nome e relatou que não tinha carteira de motorista. Logo em seguida, ele pegou o seu RG para mostrar para a polícia, mas recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de falsidade ideológica.
De acordo com a PM, o documento em si era verdadeiro, somente as informações constantes nele eram falsas. O foragido admitiu que uusava a RG para não ser preso, mas não quis explicar como a conseguiu com informações falsas, tendo então fortes indícios de corrupção dentro no cartório, pois ele é natural de Rolante, no Rio Grande do Sul, e não tem como a pessoa nascer em dois locais diferentes, somente conseguindo isso com uma certidão de nascimento falsa.
Foi cumprido o mandado de prisão também pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
A kombi estava no nome da ex-esposa do homem, que não é habilitado.
Foi consultado o nome dele no sistema gaúcho e encontradas as seguintes passagens: tráfico, homicídio doloso, organização criminosa, sequestro e cárcere privado.
No bolso o homem tinha R$ 4753,00 que alegou ser fruto do seu trabalho com venda de sucata.
Ele foi encaminhado a delegacia.