Confira medidas que auxiliam o acesso do leiturista ao hidrômetro e as consequências de descaso nesta situação. Por meio do telefone 3524-0837 ou no setor comercial, o Samae está à disposição para esclarecer dúvidas quanto à regularização dos hidrômetros
Araranguá
O hidrômetro proporciona uma cobrança justa, ajuda a evitar desperdícios e colabora com a preservação do meio ambiente. Entretanto, a exemplo da maioria dos equipamentos, os hidrômetros de água possuem engrenagens e partes que sofrem desgastes ao longo do tempo, o que pode prejudicar uma medição correta.
Em alguns casos, se o leiturista não conseguir realizar a leitura correta do aparelho, por falta de acesso, em consequência de situações como portão fechado, cachorro solto impedindo a medição ou em situações em que o hidrômetro esteja travado, embaçado, violado, entre outras, o imóvel fica factível até mesmo ao corte no fornecimento de água, o que implicaria em despesas com religação, conserto ou manutenção.
Outra consequência da dificuldade de acesso ao hidrômetro é que os consumidores podem receber uma fatura com acréscimo de consumo de um mês para outro, o que pode causar a falsa impressão de que houve algum equívoco. A situação, porém, é factível e pode ocorrer sem ferir nenhum direito do consumidor. Não se trata de nenhuma multa ou cobrança indevida por um serviço não utilizado; ao contrário, essa variação repentina ocorre da falta do cumprimento de deveres por parte do usuário em não permitir a correta leitura do equipamento.
Quando não é possível comunicar-se ou o problema continua sem solução, o valor gerado será calculado com base na média de consumo dos últimos meses. Desta maneira, assim que a leitura voltar a ser feita pelo medidor, pode haver uma diferença entre o registro indicado no hidrômetro e o consumo médio lançado nas últimas contas. A diferença, então, é lançada na próxima fatura, o que pode surpreender os consumidores. O objetivo do Samae é reduzir o número desses casos. Na fatura emitida pela autarquia, há um espaço destinado para a notificação de ocorrências que não permitiram a leitura, fazendo com que o consumo tivesse sido gerado pela média.
Por meio do telefone 3524-0837 ou no setor comercial, situado junto à unidade administrativa da autarquia – rua Iracy Luchina, nº 711, o Samae está à disposição para esclarecer dúvidas quanto à regularização dos hidrômetros. O setor mantém expediente das 7 às 19 horas, sem fechar ao meio-dia, entre segunda e sexta-feira.
Confira algumas sugestões para evitar esta espécie de problemas:
– Quando fizer a instalação da rede, o hidrômetro deverá ficar em um local visível, facilitando o acesso à leitura mensal.
– Certifique-se de que nenhum obstáculo – como muros, grades ou plantas, etc – impeça a leitura do hidrômetro pelo lado de fora da residência.
– Caso seja impossível ler o relógio pelo lado de fora, certifique-se de que haverá alguém em casa na data programada de leitura. Esta informação consta na própria fatura.
– A existência de cães soltos, dificultando a leitura do medidor.
– Aprenda a ler o hidrômetro e a controlar seu consumo de água. Isso pode diminuir o desperdício e representar a economia.