É saltando alto que Luísa Lummertz Colares Lopes, de 17 anos, está ganhando notoriedade e muitas medalhas, representando o Extremo Sul catarinense. Atleta de salto em altura, ela começou no atletismo em 2017 após ser inscrita nos JEJs, os Jogos Escolares da Juventude, pelo professor de Educação Física, José Marcelo Scheffer. Naquele ano, ela conquistou o 5° lugar na etapa Estadual, realizada em Mafra, e nunca mais parou de competir.
Ainda em 2017, Luísa foi convidada pelo treinador Roberto Carlos Bortolotto para treinar na Unesc, a Universidade do Extremo Sul Catarinense, em Criciúma.
Entre os diversos campeonatos Estaduais e Nacionais dos quais ela participou, foi vice-campeã do JeJ 2018 (Natal-RN); campeã do JeJ 2019 (Blumenau-SC); campeã Brasileira sub-16 em 2020; vice-campeã brasileira sub-18 em 2021 e recordista Estadual sub-18 em 2021. “Além disso, em 2021 estive integrando a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano sub-18, realizado no Paraguai”, conta a atleta.
Dedicada e dona de uma determinação invejável, só neste ano Luísa já foi campeã da etapa nacional Gymnasiade e campeã e recordista Sul-americana dos Jogos da Juventude, que ocorreu em Rosário na Argentina. “Ainda tem muita coisa por vir, estou aprendendo e experimentando grandes oportunidades, coisas boas estão por vir”, completa.
Apaixonada pelo esporte, ela diz que se sente honrada em representar sua cidade e a Região nas competições, e está animada para o próximo desafio, desta vez, na Europa. “Gratidão e muito anseio, desejo chegar em grandes competições e honrar a minha cidade e meu país, irei carregar sempre comigo o meu cantinho e todas as pessoas que estiveram comigo até aqui! Nesta quarta-feira viajo para São Paulo para competir a fase Mundial da GYMNASIADE na França”, relata.
Apesar de muito jovem, Luísa carrega um grande aprendizado e experiências de vida, e diz que, seja qual for o seu sonho, só tem uma pessoa que pode te levar até a realização: você mesmo. “Eu acredito que nada é por acaso, mas nós temos que perseverar, lutar por aquilo que deseja. Irão ter muitos testes nesta caminhada e se você desistir na primeira dificuldade, você não irá chegar onde tanto sonha”, finaliza.
Com toda essa dedicação, o que os conterrâneos, familiares e amigos de Luísa mais desejam é que seus saltos sejam cada vez maiores.