A Justiça do Rio de Janeiro decidiu, nesta terça-feira (19), que Bruno de Souza Rodrigues e Jeander Vinícius da Silva Braga, acusados pelo homicídio e pela ocultação do cadáver do ator Jeff Machado, irão a júri popular. A decisão foi proferida pela juíza Alessandra da Rocha Lima Roidis, da 1ª Vara Criminal.
Acusações contra os réus
Bruno de Souza Rodrigues responde por homicídio quadruplamente qualificado — por motivo torpe, emprego de asfixia, uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e para obtenção de vantagem de outro crime — além de ocultação de cadáver, estelionato, crimes patrimoniais contra o espólio de Jeff Machado, invasão de dispositivo eletrônico, falsa identidade e maus-tratos a animais.
Já Jeander Vinícius da Silva Braga é acusado de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e maus-tratos a animais.
As defesas dos réus afirmaram que só irão se manifestar após a intimação.
Família aguarda julgamento
O advogado da família de Jeff Machado, Jairo Magalhães, destacou a importância da decisão.
“Agora, caberá à sociedade, representada pelos jurados, analisar os fatos e fazer justiça. Nosso compromisso é com a verdade e com a memória da vítima. Dona Dores, mãe do Jeff, ficou muito emocionada e estará presente no julgamento, junto com o irmão do ator, clamando pela condenação dos acusados”, afirmou.
O caso
Jefferson Machado Costa, conhecido como Jeff Machado, desapareceu no fim de janeiro de 2023. O corpo do ator foi encontrado em maio, enterrado a dois metros de profundidade, dentro de um baú de madeira concretado em uma casa em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Segundo a investigação, o crime teria sido motivado pela cobrança de Jeff a respeito de uma falsa promessa de Bruno sobre uma vaga em novela. O ator chegou a pagar R$ 18 mil pela suposta oportunidade.
Jeff Machado tinha 44 anos e era natural de Araranguá, em Santa Catarina. Com passagem pelo jornalismo e pela comunicação, também trabalhou como colunista social e, mais tarde, consolidou sua carreira na atuação. Em 2022, participou da novela “Reis”, da Record, interpretando um soldado filisteu.
Apaixonado por animais, Jeff cuidava de oito cães. O abandono dos bichos, encontrado em diferentes pontos da Zona Oeste, foi o primeiro indício do desaparecimento do ator. Dois animais morreram, um não foi localizado e os demais foram adotados por novas famílias, que os batizaram em homenagem a Jeff.