
A imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens, expressiva de arte sacra, estreitamente vinculada a história e evolução de Araranguá, chegou aqui em 1872, e teve sua talha na cidade de Salvador na Bahia. Encarnação muito bem feita e de esplendida proporcionalidade, confeccionada de um só tronco madeiriço de madeira, com altura de um metro e 60 centímetros. As figuras dos anjinhos e menino Jesus que a adornam, foram esculturadas na mesma madeira. Fonte: Livro 165 Anos de Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens. 1848/2013 e 198 Anos de Anunciação. Autor: Eder Mattos


Em 2009, Archimedes Naspolini Filho publicou “DE CRESCIUMA A CRICIÚMA”, em dois volumes.
Nas páginas 23/25, do volume I, o fac-símile do assentamento dos nomes dos imigrantes que vieram fundar Cresciuma.
Buscou no Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, no final de 2008.
Por eles, fiquemos sabendo quais foram os Zanette (teus Ivo ascendentes) daquele projeto e, de sobra, os de todos os que vieram com eles.
(Documento originado no Porto da Ilha das Flores, Baía da Guababara, Rio de Janeiro, no qual houve a chegada dos nossos italianos ao Brasil)





Rodolfo Bonetti
(48) 9 99635-7924

Cidadão italiano 🇮🇹 e jornalista apaixonado por histórias! ✍ Mestre em Cinema Digital e Produção Televisiva pela Alta Escola em Mídia, Comunicação e Espetáculo da Universidade Católica de Milão 🎓, é pesquisador da imigração italiana em Santa Catarina 📚. Coordenador de arte e mídias, presença marcante na 4ª Festa da Colônia Azambuja em Pedras Grandes Sul de SC na celebração da cultura e tradições.
