Núcleo retomou os encontros nesta semana. Reunidas na sede da Acis, as participantes discutiram um calendário de ações a serem desenvolvidas nos próximos meses
Sombrio
Depois de um ano com poucas atividades realizadas devido a pandemia do novo coronavírus, o Núcleo da Mulher Empreendedora de Sombrio retomou os encontros nesta semana. Reunidas na sede da Acis, Associação Comercial e Industrial de Sombrio, as participantes discutiram um calendário de ações a serem desenvolvidas nos próximos meses. A programação inclui depoimentos de casos de sucesso na área empresarial, palestras, rodadas de negócios e visitas técnicas. Cada evento será analisado sobre a forma de execução, se presencial ou online, dependendo da situação sanitária da região.
Novas ideias também devem ser colocadas em prática, como a criação de uma condecoração ou certificado de valorização a ser entregue às mulheres que se destacam nas áreas social, empresarial e pessoal. Com o mesmo objetivo de valorização, durante março, considerado o Mês da Mulher devido ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), vídeos contando a história de algumas participantes do núcleo e convidadas, devem ser divulgados pela própria entidade e pela Associação Comercial.
O Núcleo em 2021 será coordenado pela lojista Laura Berner, tendo como vice-coordenadora a empreendedora Renata Della Vechia. As duas sugeriram temas que devem ser abordados nas reuniões quinzenais e em outras abertas a convidadas, como gestão e educação financeira para mulheres e mídia e redes sociais. Outro assunto apontado como relevante é o da maturidade emocional, que será tratado no próximo encontro, marcado para o dia 11 de março. A palestrante será Fumiko Kouketsu, e em sistema híbrido, podendo ser acompanhado por um número reduzido de pessoas presentes no local, e por outras através da internet. Nesta mesma data, o cronograma de trabalho será finalizado.
Este primeiro encontro foi organizado pelas coordenadoras com apoio de nucleadas, como Renilda Espíndola e da secretária-executiva da Acis Patrícia Pedroso. A intermediação ficou a cargo do consultor regional Timóteo Farias.
Renilda confessa que a mobilização das mulheres é a sua “menina dos olhos”, e está disposta a colaborar para o fortalecimento do Núcleo. A coordenadora Laura Berner e a vice Renata expressaram gratidão pela oportunidade de participar deste movimento, e auxiliar outras mulheres. E a presença feminina no mundo dos negócios é cada vez maior. “Visitei alguns estabelecimentos comerciais e empresas nos últimos dias, e em todos encontrei mulheres coordenando, estando a frente”, contou a diretora de Turismo de Sombrio Rosana Martins.