Prefeitura anunciou novas medidas de segurança para o balonismo no Município. Entre as medidas estão, a necessidade de uma inscrição municipal para a atividade, a indicação prévia de áreas para decolagem, sobrevoo e pouso, além de um requerimento prévio que autoriza a atividade
A Prefeitura de Praia Grande, por meio do prefeito Elisandro Machado, o Fanica, convocou uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, dia 26, para falar sobre o acidente com um balão, que ocorreu na manhã de quarta-feira, dia 25, na região de Praia Grande.
O balão, com três ocupantes, o piloto e um casal, bateu na rede de energia elétrica, no momento do pouso e caiu em São João do Sul, na localidade de Timbopeba. Os voos de balão são um dos principais atrativos turísticos de Praia Grande, a cidade dos canyons.
As vítimas foram socorridas e conduzidas ao hospital de Praia Grande e ao de Araranguá.
Coletiva de imprensa
O prefeito iniciou sua fala agradecendo a presença de todos e apresentando os integrantes da mesa, o procurador jurídico André Barreto, de Sombrio, e o secretário de Turismo de Praia Grande, Jorge Scandolara Júnior, e o sargento Otávio Sartor, representando a Polícia Militar.
Fanica também anunciou novos moldes para a prática de balonismo no município. A fim de trazer conforto e segurança para os turistas, o governo irá estudar um Projeto de Lei para normatizar e fiscalizar os voos de balão, principal atração turística em atividade. Participaram da coletiva, o Secretário Municipal de Turismo, Jorge Scandolara Júnior, o procurador jurídico André Barreto e o Sargento Otávio Sartor da Polícia Militar.
“Essa medida é uma resposta imediata da Prefeitura diante da ocorrência de ontem (quarta-feira), e que lamentamos muito. Não queremos que isso ocorra novamente e para isso montamos um comitê. Vamos elaborar um plano a longo prazo em parceria com o Sebrae, com a Câmara de Vereadores, Conselho de Turismo, empresas operadoras e agências que prestam esse serviço, estabelecendo normas e regras, que garantam ainda mais segurança, para que Praia Grande continue sendo destaque turístico nacional e internacional”, assegurou o prefeito.
Em parceria com a CBB, a Confederação Brasileira de Balonismo, a procuradoria jurídica do município irá estudar um PL com objetivo de regulamentar a atividade turística e implantar algumas normas. Entre elas, a necessidade de uma inscrição municipal para a atividade, a indicação prévia de áreas para decolagem, sobrevoo e pouso, além de um requerimento prévio que autoriza a atividade do balonismo.
“Vamos estudar muito bem este projeto para que tenhamos o resultado esperado por todos. É uma legislação complexa, não é usual, mas é possível. Com certeza conseguiremos atingir o objetivo que é a segurança dos usuários, trabalhadores e munícipes, e para que o nosso município continue na vitrine do turismo”, explicou o procurador jurídico da Prefeitura.
O secretário de Turismo destacou a importância do balonismo para a economia do município e o que se pretende buscar aprimorar e melhorar a segurança dessa atividade a partir de agora.
“Já nos próximos dias vamos intensificar a fiscalização com base na lei geral de turismo que regulamenta a atividade turística do município e com base no Sistema de Gestão de Segurança”, afirmou.