Durou menos de 48 horas. Apresentado no último domingo (1º) pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), como secretário de Administração Penal, o vereador de Jaraguá do Sul, Jeferson Cardozo (PL), conhecido como Atalaia, é a primeira baixa do novo governo. Nesta terça-feira (3), o governador decidiu designar o vereador de Chapecó Neuri Mantelli (PL) , que seria secretário-adjunto, para assumir a pasta.
A mudança no nome do indicado para a Secretaria Estadual de Administração Penal se deve às notícias de que Atalaia havia sido preso preventivamente em operação do Gaeco em 2019, quando teria usado a condição de policial penal para atrapalhar investigações sobre um suposto esquema de cobrança de propinas em exames de habilitação de condutores.
À época da prisão preventiva, era sócio da autoescola Sinal Verde, de Jaraguá do Sul, uma das quatro denunciadas pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) na operação Sinal Vermelho.
Cardozo teve mandado de prisão preventiva expedido em uma segunda etapa da investigação por suspeita de corrupção ativa e organização criminosa em conjunto com o policial civil Jonas Bonifácio, acusado de ser o líder do suposto esquema.
O MP-SC confirma que as investigações que motivaram a prisão preventiva do ex-futuro-secretário continuam em andamento.
OCP News