Projeto visa beneficiar famílias de baixa renda, substituindo lâmpadas tradicionais por lâmpadas de LED e a troca de chuveiros por trocadores de calor. Todos os equipamentos são doados e sem custo aos usuários
Araranguá
O Projeto Energia do Bem, que iniciou em 2016 em Santa Catarina e conta com a parceria da Celesc e das Assistências Sociais dos municípios, visa beneficiar exclusivamente famílias de baixa renda, substituindo lâmpadas tradicionais por lâmpadas de LED e a troca de chuveiros por trocadores de calor. Todos os equipamentos são doados e sem custo aos usuários.
Para poder adquirir o novo equipamento, é necessário estar em dia com a conta de luz. As famílias beneficiadas são selecionadas pela Celesc em colaboração com a Assistência Social. No total, a economia gerada no consumo de energia elétrica chega a 35.405 MWh/ano e os recursos investidos neste projeto são de R$ 62,1 milhões.
O projeto tem o objetivo de conscientizar as famílias para o uso consciente e seguro da energia elétrica. As famílias beneficiadas terão uma redução de até 30% de economia no custo da conta de luz e água todos os meses.
Paulo Pereira, engenheiro da 5EC Engenharia, empresa responsável pelos produtos destaca: “Com os trocadores de calor e as lâmpadas de LED, é possível ter até 50% de economia de energia elétrica e economizar cerca de 15 mil litros de água por família, com até cinco pessoas na casa”.
A Secretaria de Assistência Social ficará responsável através da unidade do CRAS, em contatar as famílias que se encaixam nos critérios estabelecidos da Celesc, para que possam ser beneficiadas, principalmente nessa situação de pandemia, onde cada economia é bem-vinda.
Segundo a secretária de Assistência Social Cláudia Pastorini, todo atendimento será realizado através de agendamento e serão tomadas todas as medidas de segurança. Para o prefeito Cesar Cesa, este é um sonho esperado por todos.