Município de Santa Rosa do Sul comemora hoje seus 36 anos de emancipação político-administrativa. O então distrito de Sombrio foi emancipado em 4 de janeiro de 1988 e teve sua primeira eleição realizada em junho do mesmo ano. Na ocasião, José Aquino Isoppo, o Zé Isoppo (MDB), foi eleito prefeito, cumprindo mandato entre 1989 e 1992, tendo como seu vice José Pereira da Rosa, o Juquinha (MDB).
Na eleição seguinte, realizada em 1992, Juquinha foi eleito prefeito, tendo como seu vice José Moacir Bez (MDB). Ambos cumpriram mandato entre 1993 e 1996. Em 1996 Zé Isoppo (MDB) voltou a ser candidato, conquistando o segundo mandato de prefeito, tendo como sua vice Geci Gertrudes de Oliveira Casagrande. Sua tentativa de reeleição, em 2000, no entanto, foi frustrada, e ele perdeu a disputa para Nelmo Emerim (PP), que teve como vice Antônio Juvenal Varela (PFL).
Em 2004, Geci Casagrande disputou e venceu a briga pelo comando do executivo municipal, tendo como seu vice Nelson Cardoso de Oliveira (MDB). Quatro anos depois, Geci disputou a reeleição, vencendo o pleito, só que desta vez tendo como vice Geovano Cândido (MDB).
Em 2012, já no PSD, Nelson foi eleito prefeito, tendo como vice o ex-prefeito Nelmo Emerim (PP). Em 2016, Nelson e Nelmo emplacaram seus projetos de reeleição, cumprindo mandato até 2020, ano que em o atual prefeito, Almides da Rosa (PSDB), foi eleito prefeito, tendo como vice Pedro Dávila da Cunha (MDB).
É interessante observar que em Santa Rosa do Sul a maioria absoluta dos prefeitos e vices, que chegaram ao comando do executivo municipal, tinham passado pela experiência de serem vereadores e até mesmo presidentes de Câmara. Outro ponto marcante é o fato de o MDB ter vencido cinco das nove disputar municipais, ressaltando-se que Nelson Cardoso, que venceu duas disputas, e Almides da Rosa, que venceu uma, também são oriundos do MDB, partido pelo qual haviam cumprido mandato de vereador.
Finais
- Ex-secretário de Estado, Filipe Mello, filho do governador Jorginho Mello (PL), assumirá amanhã o comando da Secretaria da Casa Civil, na gestão estadual. Ele ocupará o lugar do deputado estadual licenciado Estener Soratto da Silva Júnior (PL), que retornará à Assembleia Legislativa, se preparando para disputar a Prefeitura Municipal de Tubarão, no próximo mês de outubro, contra o ex-governador Carlos Moisés da Silva (Rep). Filipe é um exímio articulador político, e trabalhará na linha de frente do governo, objetivando, por óbvio, maximizar os ganhos eleitorais de seu pai, como também do PL, nos pleitos municipais deste ano. Na esfera administrativa, a expectativa é que a gestão de Jorginho Mello passe a ser mais flexível com a entrada de Filipe no primeiro escalão do Governo, o que, de modo geral, é bom para prefeitos e prefeituras de todo o Estado.
- Prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, não deverá permanecer no Republicanos, para disputar a reeleição neste ano. Ele tem várias opções de filiação, mas as mais plausíveis estão ligadas ao União Brasil e ao Progressistas. Boa parte do grupo político de Evandro já está abrigado no União Brasil, assim como boa parte de seus apoiadores estão, ou mantêm simpatia, pelo Progressistas. O Republicanos, aliás, terá muitas dificuldades em atingir seus objetivos eleitorais em nossa região neste ano. Além de Evandro, que está de saída do partido, o vice-prefeito de Balneário Gaivota, Jonatã Coelho, já deixou a legenda e se filiou ao PL, do governador Jorginho Mello. O fato é que a indisposição do ex-governador Carlos Moisés da Silva, que é o presidente estadual do Republicanos, com o governador Jorginho, tem afastado muita gente da legenda, principalmente prefeitos e vices.