Partido Liberal tem mantido seu propósito de disputar as eleições municipais de 2024 em todos os 15 municípios do Extremo Sul Catarinense, na maioria deles com candidatos majoritários.
Em Araranguá a legenda tem tentado convencer o Progressistas a apoiar uma candidatura da Diretora Regional de Saúde, Andressa Vitorino Garcia Ribeiro, ao executivo municipal.
Em Balneário Arroio do Silva a legenda quer consolidar o bloco de oposição em torno do recém filiado Jairo Borges, que durante vários anos militou no Progressistas.
Em Balneário Gaivota o PL passou a contar, desde o final do mês passado, com a filiação do vice-prefeito Jonatã Coelho, que deverá disputar novamente o mesmo cargo dentro do projeto de reeleição do prefeito Kekinha dos Santos (PSDB).
Em Ermo o PL bancará o projeto de reeleição do prefeito Paulo Della Vechia, que se filiou ao partido em maio.
Em Jacinto Machado o partido tem como certa a candidatura de Altair Marcolino, o Doril, também recém filiado a legenda. Doril disputou a presidência da Cejama, no ano passado, perdendo por apenas oito votos, e desde então mantém seu nome em alta na política local.
Em Meleiro o prefeito Eder Mattos (PL) irá apoiar a candidatura do vereador Anderson Scarduelli (PL) ao executivo municipal.
Em Santa Rosa do Sul o PL conta com as disposições de Leonardo Silva e de Nadir Matos da Silva para disputar o executivo, e ainda deverá contar com o nome do vereador Moisés Réus, que está filiado no PSD, mas que deverá migrar para o PL em março do ano que vem.
Em São João do Sul, Gilberto Delfino, o Betinho, e Clóvis Scheffer, são os nomes do partido para o embate municipal do ano que vem.
Em Timbé do Sul o PL lançará como candidato a prefeito Robson Pizzollo, que é assessor parlamentar da deputada federal Júlia Zanatta (PL).
Em Sombrio o partido já decidiu que abonará o projeto de reeleição da prefeita Gislaine Dias da Cunha (MDB), que já foi filiada ao partido durante vários anos.
Em Praia Grande o vereador Elizeu Espíndola Pereira, o Colonão (MDB), foi convidado a se filiar ao PL, objetivando um projeto majoritário.
Em Morro Grande o ex-vereador Édio Luiz Tomazi deverá assumir a presidência do PL municipal, já se credenciando também a postular a majoritária ano que vem.
Por fim, em Turvo e Maracajá, a Coordenação Regional do PL, sob o comando do advogado André Fernandes, está prospectando cenários, mas com o firme propósito de também disputar a majoritária em 2024.
Finais
- Desde ontem a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rosa do Sul está sob novo comando. O prefeito Almides da Rosa (PSDB) deu posse a farmacêutica Tacília Matos como titular da pasta, no lugar da ex-secretária Fernanda Casagrande Mattioli, que solicitou seu desligamento do primeiro escalão do executivo sulsantarrosense por conta de outros compromissos profissionais. Tácilia atua há 13 anos como profissional do Sistema Único de Saúde, e ocupará pela primeira vez uma Secretaria Municipal. Sua posse foi prestigiada por integrantes de outras Secretarias Municipais e também por vereadores do município. O prefeito Almides da Rosa tem se notabilizado pelos investimentos na saúde municipal, que superam os percentuais exigidos por lei. Vale ressaltar que Almides atuou profissionalmente por uma década no Samu de Santa Rosa do Sul, o que por certo o faz ter um olhar diferenciado para o setor da Saúde.
- Em princípio não surtiu efeito os apelos que líderes estaduais e regionais do Progressistas fizeram à prefeitura de Içara, Dalvânia Cardoso, para que ela permaneça no partido. Durante o final de semana, enquanto lideranças progressistas tentavam demover a prefeita de sua intenção de se filiar ao PL, do governador Jorginho Mello, ela fazia o caminho inverso, comunicando a líderes progressistas sua decisão de deixar o partido. Depois que Joares Ponticelli (PP) renunciou ao comando da Prefeitura de Tubarão, em julho passado, Içara passou a ser o maior município administrado pelo Progressistas no Sul do Estado. A filiação de Dalvânia ao PL será sentida especialmente pelo deputado José Milton Scheffer (PP), que mantém um vínculo bastante forte com a prefeita, e contava com ela para seu projeto de chegar a Câmara dos Deputados em 2026.